20 agosto 2010

Onde está o óleo?

Obama diz que a água do golfo está limpa
Pois é. Neste mês, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA, da sigla em inglês) lançou seu relatório sobre os impactos do vazamento de óleo do Golfo do México, afirmando que pelo menos 50% do óleo está completamente fora do sistema e apenas 26% do petróleo continua levando risco às águas do Golfo do México.

O tom do informe, mantido por alguns grandes jornais –nacionais e internacionais- soou estranhou ao Greenpeace, que questionou a informação.

Dito e feito. Na última semana, dois novos relatórios, um da Universidade da Geórgia (UGA) e outro da Universidade do Sul da Flórida (USF), mostraram que a realidade é um tanto diferente do que estava sendo dito.

O relatório da UGA indica números um pouco mais preocupantes. Segundo o estudo, até 79% do óleo que vazou diretamente no Golfo não foi retirado, evaporado, degradado ou queimado, permanecendo nas águas do Golfo.

Se o mundo que queremos é um mundo limpo e saudável, é imprescindível que migremos cada vez mais para matrizes energéticas limpas e renováveis, além de estabelecermos relações verdadeiramente sustentáveis de uso dos nossos recursos naturais. O mundo é de todos e devemos aprender a viver nele juntos!

Leia mais! http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/onde-est-o-leo/blog/26240

Nenhum comentário:

Postar um comentário