20 agosto 2010

Cidade com mais focos de incêndio no Brasil não tem Corpo de Bombeiros

Novo cartão postal do Brasil
Uma chuva no meio desta semana amenizou os incêndios em São Félix do Xingu, no sul do Pará. Mas a cidade ainda é a que mais registra focos de fogo em todo o Brasil para o mês de agosto. Segundo o Banco de Dados de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 12.766 focos de queima foram registrados no município desde o início do mês, quantidade maior do que a detectada na maior parte dos estados do país.

A situação é grave, segundo o secretário de Meio Ambiente de São Félix do Xingu, Vicente Alves de Paula. "O tempo está seco e o fogo se alastra por pastagens. A dificuldade é que ficamos esquecidos pelo poder público estadual e federal. A secretaria da cidade não tem brigada de incêndio nem Corpo de Bombeiros e ninguém se preocupa em combater o fogo", diz.

De acordo com Vicente Alves de Paula, a região urbana de São Félix do Xingu está coberta de fumaça. Segundo ele, em 2009 o Ibama sobrevoou as áreas de queima com helicópteros. "Isso ajudou a intimidar as queimadas, mas este ano nada foi feito." A cidade tem 67.208 habitantes, de acordo com dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A área do município é de 84.212 km², semelhante ao dobro do tamanho do estado do Rio.

Leia mais! http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1613975-16052,00-CIDADE+COM+MAIS+FOCOS+DE+INCENDIO+NO+BRASIL+NAO+TEM+CORPO+DE+BOMBEIROS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário