28 agosto 2010

Ibama aplica multas milionárias por queimadas em Rondônia

Tá confirmado: vai piorar.
O Ibama aplicou em um só dia R$ 14,5 milhões em multas no município de Extrema (a 340 km de Porto Velho) por causa de queimadas na vegetação. O Estado é um dos mais afetados pela onda de queimadas que afeta o país --o número de focos já superou o total registrado em 2009.

As autuações, que ocorreram em três propriedades, foram feitas na quinta-feira (26). No oeste do Pará, nesta semana foram multados sete proprietários rurais, totalizando R$ 726 mil. Eles ainda podem recorrer.

Em períodos de baixa umidade, ventos fortes e temperaturas altas, é proibido fazer queimadas porque o fogo se alastra facilmente. Mas a ação continua sendo praticada para abrir áreas em pastagens pela região.

Para o Ministério do Meio Ambiente, a situação é preocupante no Parque Nacional das Emas, em Goiás, próximo às divisas com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As queimadas pelo país devem piorar em setembro, segundo o meteorologista Raffi Agop, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ele diz que os focos de incêndio seguiam tendência de queda nos últimos anos, mas voltaram a aumentar.

Leia mais! http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/790249-ibama-aplica-multas-milionarias-por-queimadas-em-rondonia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário