28 agosto 2010

Ministério Público quer anular reabertura do garimpo de Serra Pelada

A mineração na serra.
O MPF (Ministério Público Federal) pediu à Justiça que anule a permissão para a reabertura do garimpo de Serra Pelada, no sudeste do Pará.

A autorização foi dada neste ano pelo Ministério de Minas e Energia a uma empresa criada em sociedade pela Coomigasp (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada), que representa 45 mil ex-garimpeiros da mina, e a mineradora canadense Colossus.

Segundo nota do MPF, o contrato entre a cooperativa e a mineradora é "totalmente irregular e só foi aprovado porque os garimpeiros foram enganados pela diretoria da cooperativa".


Em jogo, estão cerca de 50 toneladas de ouro, paládio e platina, avaliadas hoje em mais de R$ 3 bilhões, que só poderão ser retiradas com maquinário pesado e um investimento de aproximadamente R$ 182 milhões.

Tida como o "maior garimpo a céu aberto do mundo" nos anos 1980, Serra Pelada foi fechada em 1992, por falta de segurança.

IRREGULARIDADES
A parceria com a cooperativa foi ratificada em assembleia. Mas, segundo depoimento de garimpeiros ao MPF, para isso a diretoria ameaçou seus associados, dizendo que, se o acordo não saísse, a cooperativa perderia o direito de exploração.

Além disso, há a questão da divisão da riqueza extraída. Um aditivo no contrato aumentou a participação da Colossus de 51% para 75% dos minérios que forem retirados. O MPF suspeita que isso foi feito de maneira irregular.

Leia mais! http://www1.folha.uol.com.br/mercado/790204-ministerio-publico-quer-anular-reabertura-do-garimpo-de-serra-pelada.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário