09 novembro 2010

O complexo cultural


O complexo colonial, no qual se configurou o homem brasileiro durante mais de quatro séculos, implicava a impossibilidade de tomarmos consciência de nós mesmos.

Se remontarmos a nossa própria biografia e consultarmos o nosso estado de espírito até há pouco tempo, verificaremos que o colonialismo se manifestava em nós não só pela total dependência, mas também pelo complexo de inferioridade em relação à Europa. Se eram ingleses os sapatos e as fazendas das roupas que vestíamos, franceses eram os livros e as ideias de que nos utilizávamos.

Não nos víamos com os próprio olhos, mas com os olhos dos europeus. Tínhamos vergonha de nós mesmos, de nossa pobreza, da nossa cultura européia, éramos egos e surdos em relação ao Brasil.

 Para rompermos com toda essa situação de país subdesenvolvido, semicolonial, é preciso compreender que o Brasil não é exterior a nós, mas está em nós, faz parte do nosso corpo e da nossa alma. O problema da cultura brasileira é um problema nosso. Nossa existência será dependente e inautêntica, enquanto for dependente e inautêntica a existência do país.

Roland Corbisier, 
Formação da Cultura Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário