Uma frente de tempestade que aconteceu na Amazônia em janeiro de 2005 foi responsável pela derrubada de 441 milhões a 663 milhões de árvores, mostra um estudo que ainda será publicado na revista "Geophysical Research Letters".
Que as fortes tempestades tropicais são responsáveis pela derrubada de árvores na Amazônia é algo amplamente conhecido, mas esta é a primeira pesquisa que faz um balanço da extensão que este fenômeno pode alcançar.
O resultado é surpreendente porque o total de vegetação derrubada equivale a 23% do total de carbono que se acredita que a Amazônia possa acumular em um ano de crescimento. Outro ponto importante da pesquisa é mostrar que a alta mortalidade de árvores em 2005 na Amazônia não se deve apenas à grande seca que atingiu o bioma naquele ano, já que sua porção central não foi atingida. Ali, foi a passagem da tempestade que destruiu parte da vegetação.
Leia mais! http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1605774-16052,00-TEMPESTADE+DERRUBOU+MEIO+BILHAO+DE+ARVORES+NA+AMAZONIA+EM+DIZ+ESTUDO.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário