Com objetivo de garantir a manutenção do principal ativo do Amapá, suas florestas nativas, o governo do Amapá lançou, ontem, em parceria com o WWF-Brasil, o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Amapá (PPCDAP). Durante o lançamento, realizado na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), o governo prometeu para o dia 2 de agosto o decreto de criação do grupo de trabalho (GT) de implementação do plano de prevenção.
Em meio aos grandes desafios enfrentados pelo Brasil para frear o desmatamento e a retirada de madeira ilegal na Amazônia, o plano busca integrar instrumentos de monitoramento e controle com incentivos a práticas sustentáveis, fortalecer os sistemas estaduais de gestão florestal, agropecuária, fundiária e ambiental, além do principal foco: combater o desmatamento no Amapá.
A publicação do Plano apresenta um breve histórico de formação do Estado do Amapá, incluindo população, economia e setores estratégicos para o plano de prevenção e combate ao desmatamento; caracterização das áreas protegidas; e um panorama da situação fundiária; foco na gestão florestal, incluindo potencial do setor e órgãos de gestão. O último capítulo trata do monitoramento e controle, considerado o principal eixo do Plano.
Leia mais! http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?25640/Governo-do-Amapa-lanca-Plano-de-combate-ao-desmatamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário