12 outubro 2010

Mudanças demográficas afetarão o clima, dizem especialistas

Muita gente...
O mundo provavelmente estará bem mais lotado até 2100, e as mudanças demográficas dessa população -- quantos indivíduos a mais, com que idade e vivendo onde -- irão afetar as emissões de gases do efeito estufa, disseram pesquisadores na segunda-feira.


Desacelerar o crescimento populacional é algo que poderia ter um profundo efeito nas emissões de poluentes pelo uso de combustíveis fósseis, o que é um fator importante para o aquecimento global, mas só isso não evitará os impactos mais graves da mudança climática, segundo o estudo.

Os pesquisadores consideraram três cenários: numa continuação da atual tendência, o mundo ganharia 2 bilhões de habitantes até 2050; com um crescimento mais lento, a população mundial aumentaria em 1 bilhão de pessoas; se o ritmo se acelerar, podem ser 3 bilhões de indivíduos adicionais, ou seja, a população mundial saltaria de 6 para 9 bilhões.

Um crescimento mais lento poderia reduzir as emissões em 16 a 29 por cento do total necessário para evitar que a temperatura global tenha um aumento catastrófico, segundo os cientistas. O envelhecimento populacional -- com a consequente redução da mão de obra -- poderia reduzir as emissões em até 20 por cento em alguns países industrializados.

Grosso modo, mais gente significa mais uso de combustíveis fósseis, e mais emissões de gases do efeito estufa. Mas quem vive em áreas rurais nos países industrializados usa mais biomassa como combustível, em vez de combustíveis fósseis (como carvão e petróleo), segundo Brian O'Neill, do Centro Nacional para a Pesquisa Atmosférica dos EUA, um dos autores do estudo.

Segundo O'Neill, a urbanização deve causar uma maior demanda energética especialmente na Ásia.

"Acho possível ... que estejamos subestimando as potenciais taxas de crescimento na demanda energética em regiões do mundo que podem se urbanizar muito rapidamente nos próximos 20 a 30 anos."

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/10/11/mudancas-demograficas-afetarao-o-clima-dizem-especialistas.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário