Quem entra em contato com o óleo pode ter diversos problemas, ainda não compreendidos totalmente pelos cientistas. O petróleo bruto é uma complexa mistura de substâncias, que incluí os mais perigosos produtos químicos. As pesquisas costumam avariar os danos de cada um dos elementos separadamente.
"Muitas dessas substâncias são neurotoxinas, significa que afetam o cérebro", diz Tracey Woodruff, professor e diretor do Programa de Saúde Reprodutiva e do Ambiente na Universidade da Califórnia ao site DiscoveryNews. O óleo bruto contém substâncias como benzeno, tolueno e xilenos – também encontradas na gasolina – que causam sensações de vertigem, euforia, náusea, visão embaçada e dor de cabeça. Os sintomas são muito parecidos com os de um caso grave de envenenamento por álcool.
A longo prazo, as conseqüências podem ser ainda mais perigosas. O benzeno, é associado a doenças como leucemia e alguns tipos de câncer. Segundo Woodruff, apesar dos detalhes não serem bem compreendidos, essa toxina entra nas células e danifica o DNA.
A combinação de todos os efeitos da contaminação nocauteia o organismo por todos os lados. Mas este ataque múltiplo não é muito conhecido, os estudos avaliam os efeitos dos produtos químicos do petróleo individualmente.
Leia mais! http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI147110-17770,00-PETROLEO+PODE+AFETAR+SISTEMA+NERVOSO+E+ATE+CAUSAR+CANCER.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário