22 setembro 2010

Para ambientalista, Dia Mundial Sem Carro é útil para estimular a reflexão

Dia Mundial sem Carro: pensando globalmente e agindo localmente.
Eleger um dia para que as pessoas deixem o carro em casa, como propõe o Dia Mundial Sem Carro (22), não traz grande impacto do ponto de vista da poluição, mas estimula a reflexão sobre como tornar o deslocamento na cidade mais sustentável. É o que defende o ambientalista e consultor Lincoln Paiva, autor do blog Mobilidade Sustentável.

O Dia Mundial Sem Carro foi comemorado pela primeira vez em 1998, na França. Com o tempo, a mobilização se estendeu por países europeus e chegou a outros continentes. No Brasil, o evento ocorreu pela primeira vez em 2001 (veja aqui algumas atividades programadas para esta terça-feira).

"Quem faz opção por transporte alternativo e deixa o carro na garagem, não só evita a emissão de CO2,  mas também de gases tóxicos responsáveis por matar cerca de 7.000 pessoas por ano", diz o consultor, que também é membro da Cities-for-Mobility, rede mundial de mobilidade urbana coordenada pela cidade de Stuttgart. Como ele afirma, nesta entrevista ao UOL Ciência e Saúde, é preciso mudar a mentalidade de que transporte público "é coisa de pobre".

UOL Ciência e Saúde: Você é favorável à implementação de impostos ou pedágios urbanos para desestimular o uso do carro?
LP: Ao pedágio urbano, não. Sou favorável a trabalhar o gerenciamento da demanda de transportes. Com inteligência é possível desestimular o uso do carro. É preciso trabalhar o conceito de bairros compactos e levar desenvolvimento para os bairros populosos, para que as pessoas evitem ter que procurar empregos, escolas e lazer no centro da cidade, assim como têm feito muitas cidades do mundo como Portland, nos EUA. Lá, as pessoas tem acesso ao trabalho e a bens e serviços em até 20 minutos de caminhada. Sou favorável à taxa de congestionamento: se a pessoa insiste em trafegar nos horários de pico, deve pagar mais por isso. Afinal, hoje quem mais paga pelo trânsito é a população que não tem carro, pelo impacto da poluição à saúde. Também sou a favor da politica do poluidor pagador: quanto mais o carro emite de poluição, mais ele deveria pagar de imposto. Também defendo que se aumente o IPVA de carros mais antigos, que geram mais poluentes.

Leia a emtrevista completa: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/09/22/para-ambientalista-dia-mundial-sem-carro-e-util-porque-estimula-a-reflexao.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário