O primeiro levantamento ambiental do Programa Terra Legal realizado em terras públicas federais da Amazônia, divulgado nesta quinta-feira (27), aponta que o desmatamento registrado nessas áreas desde 1988 é duas vezes maior do que poderia ser de acordo com o que está previsto em lei.
De 35,1 milhões de hectares de terras da União, 14 milhões foram desmatados entre 1988 e 2009, período correspondente ao monitoramento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A área desmatada corresponde a 40% do total dos terrenos, porcentagem que representa o dobro do que determina o limite legal para a região. O levantamento indica que a área de terras federais que deverão ser regularizadas no programa, vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, já tem desmatada uma área pouco maior que três vezes o tamanho do estado do Rio de Janeiro.
Entenda como começou o caos de terras na Amazônia: http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1595720-16052,00-DESMATAMENTO+EM+TERRAS+DA+UNIAO+E+DUAS+VEZES+MAIOR+DO+QUE+O+PREVISTO+EM+LEI.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário