28 julho 2011

Cachorros de Palha [7]



A moralidade como Superstição
A idéia de "moralidade" como um conjunto de leis tem uma raiz bíblica. No Antigo Testamento, a boa vida significa viver de acordo com a vontade de Deus. Mas não há nada que diga que as leis dadas aos judeus têm aplicação universal. A idéia de que as leis de Deus aplicam-se igualmente a todos é uma invenção cristã.
O alcance universal do cristianismo é visto, usualmente, como um avanço em relação ao judaísmo. Na verdade, foi um passo atrás. Se existe uma lei aplicável a todo mundo, todo modo de vida, exceto um, tem que ser pecaminoso.
Faz sentido pensar a ética em termos de leis quando se trata - como no Antigo Testamento - de um modo de vida particular sendo codificado. Mas que sentido faz a idéia de leis que se aplicam a todos? Não seria essa idéia de moralidade apenas uma feia superstição?


Trecho do livro Cachorros de Palha, de John Gray.

3 comentários:

  1. Bom dia

    Um Parte das Escrituras, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia, simplesmente pela leitura das Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso SER.

    ISAIAS 8
    19 – Quando disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes - não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos?
    20- À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.

    “A palavra do Senhor nos traz todo o caminho, e a direção que devemos seguir, por isso acautelai-vos das doutrinas que imperam no mundo”

    GÊNESIS
    7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; ....

    ECLECISATES CAP. 12
    7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.


    “O espírito volta a Deus, por tanto não há como acreditar numa doutrina que pregue que os espíritos podem orientar as pessoas, ou ser consultados, ou voltar para deixar alguma mensagem, ou pregar outro evangelho, estas doutrinas que passam por cima da palavra de Deus estão sendo expostas a enganos pelas manifestações malignas.

    Por tanto, busque na palavra de Deus, busque em Jesus Cristo e no Espírito Santo de Deus. Por isso Jesus Cristo veio, para nos trazer a Salvação”.

    Abraços. Tenha fé, Jesus Cristo te Ama!

    ResponderExcluir
  2. Este cristão que comentou escolheu o momento e o modo errado de citar a Bíblia. A ideia que o Gray quer passar aqui é o relativismo moral, que pode ser refutado em termos de filosofia e lógica: http://opinionator.blogs.nytimes.com/2011/07/24/the-maze-of-moral-relativism/

    Há também afirmações teológicas incorretas no que que Gray disse. A interpretação de Paulo sobre a lei judaica não é essa. Também não é a interpretação que C. S. Lewis faz em "A abolição do homem". A interpretação cristã dos mandamentos parte do que Jesus disse. Ele aponta para valores absolutos, mas isso não condena alguns modos de vida nem poupa o próprio modo de vida judaico. Pelo contrário. Gray entra em contradição porque ele também sugere valores morais que valem para todos.

    Mas eu estou gostando da suas postagens sobre o livro. Continue postando. Está interessante.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez um texto bíblico causa várias interpretações. Acho que esse é justamente um dos pontos principais desse trecho do livro, que mostra que pontos de vista são ilimitados, ficando à merce do gosto, da crença, da vontade ou do fim da pessoa.

    ResponderExcluir