01 setembro 2010

Desmatamento na Amazônia é 'preocupante', diz relatório do IBGE


O desmatamento na Amazônia brasileira segue tendência de queda nos últimos anos mas ainda é "preocupante", segundo relatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (1º). "A velocidade com que o processo de desmatamento ocorre ainda é muito alta", diz o documento.

O corte de áreas de floresta chegou a ameaçar algumas formações vegetais no bioma, que correm o risco de desaparecerem, segundo o relatório. É o caso de florestas no leste do Pará e no oeste do Maranhão, além de matas de transição que também abrigam vegetação de cerrado em Mato Grosso.


Segundo o relatório do IBGE, houve um período de crescimento contínuo no desmatamento da Amazônia entre 1997 e 2004, quando a taxa começou a cair e manteve tendência de queda, que é mais acentuada em alguns estados.

Metodologia
Os dados utilizados abrangem áreas maiores do que 6,25 hectares e que foram totalmente desflorestadas, sem incluir casos em que houve extração seletiva de madeira, por exemplo.


O cálculo do IBGE considerou duas medições. Uma delas diz respeito à área total de mata derrubada acumulada. A outra avalia a proporção entre a taxa anual desmatada e as áreas de cada estado ou de toda a Amazônia Legal.

Link: http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1616090-16052,00-DESMATAMENTO+NA+AMAZONIA+E+PREOCUPANTE+DIZ+RELATORIO+DO+IBGE.html

2 comentários:

  1. É mais uma tatuagem horrível que fizeram neste corpo lindo!!

    ResponderExcluir
  2. É mais uma tatuagem horrível que fizeram neste corpo lindo!!

    ResponderExcluir