12 outubro 2011

Memória e Esquecimento

Memória primitiva?


"Todos" os seres vivos são capazes de aprender, desde que se utilizem recursos de ensino adequados.. Para ilustrar isso, vamos apresentar uma experiência feita com a planária, verme primitivo e achatado que vive em rochas escuras de águas estagnadas e poluídas. É tão primitivo que tem a propriedade surpreendente de, partido ao meio, regenerar cada metade num novo verme. Um pesquisador ensinou a planária a reagir à luz, através de condicionamento.
1- O pesquisador acendia uma luz por cima da cabeça da planária e ao mesmo tempo transmitia-lhe um choque elétrico por meio da água.
2- Depois de 250 tentativas de condicionamento, o vermezinho aprendeu que a luz significava choque, e assim, quando se acendia a luz, passou a se contrair.
3- Depois de ensinado, foi partido em dois. Quando as duas partes se regeneraram, transformando-se em dois vermes adultos, foram submetidos à mesma experiência. Qual teria sido o resultado?
4- Os dois novos vermes ainda guardavam, de memória, o aprendido. A memória exige elementos materiais de natureza química e fisiológica para fixar seus conhecimentos. Esses elementos são identificados com substâncias do núcleo das células.


Trecho de Psicologia Moderna, de Antônio Xavier Teles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário