16 julho 2010

Tempestade derrubou meio bilhão de árvores na Amazônia em 2005, diz estudo

Uma frente de tempestade que aconteceu na Amazônia em janeiro de 2005 foi responsável pela derrubada de 441 milhões a 663 milhões de árvores, mostra um estudo que ainda será publicado na revista "Geophysical Research Letters".

Que as fortes tempestades tropicais são responsáveis pela derrubada de árvores na Amazônia é algo amplamente conhecido, mas esta é a primeira pesquisa que faz um balanço da extensão que este fenômeno pode alcançar.

O resultado é surpreendente porque o total de vegetação derrubada equivale a 23% do total de carbono que se acredita que a Amazônia possa acumular em um ano de crescimento. Outro ponto importante da pesquisa é mostrar que a alta mortalidade de árvores em 2005 na Amazônia não se deve apenas à grande seca que atingiu o bioma naquele ano, já que sua porção central não foi atingida. Ali, foi a passagem da tempestade que destruiu parte da vegetação.

Leia mais! http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1605774-16052,00-TEMPESTADE+DERRUBOU+MEIO+BILHAO+DE+ARVORES+NA+AMAZONIA+EM+DIZ+ESTUDO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário