20 agosto 2013

Seria o lixo um caos inevitável?


Você já parou para imaginar para onde vai tanto lixo que descartamos durante a vida? É certo que uma parte desse lixo transforma-se novamente em matéria-prima através da reciclagem e da reutilização, mas a maior proporção de toda essa sujeira ainda é descartada na maioria das vezes inadequadamente no meio ambiente.

Pense em algumas décadas a frente e logo imaginará onde o ser humano vai descartar tanto lixo com os aterros sanitários ‘entupidos’. Leve em consideração que nem todo descartável pode passar pelo processo de incineração ou outra forma de destruição, por que alguns produtos liberam substâncias tóxicas ou tornam-se inutilizáveis depois de usados. Fora do planeta Terra já temos lixo espacial ‘flutuando’ livremente por toda a órbita.

O enorme deposito de lixo do pacífico.


Enquanto isso, no oceano pacífico uma camada gigantesca de mais de 680 mil quilômetros quadrados de sujeira ‘flutuante’ não para de crescer formando o maior depósito de toneladas de lixo do mundo.

A área se estende da costa da Califórnia e vai até o litoral havaiano onde cerca de 90% da sujeira é plástico. Pequena parcela desse descarte é feito por navios ou plataformas petroleiras mas sem dúvida a grande quantidade vem de terra firme. Nesse ‘mar morto’ o entulho plástico de acordo com o Programa Ambiental da ONU é responsável pela morte anual de mais de um milhão de aves, cem mil mamíferos como focas e baleias e as grande vitimas, as tartarugas marinhas que ao tentarem engolir o plástico morrem sufocadas.

A cada ano a placa de lixo sobre o pacifico só aumenta e parecem não ter sido tomada qualquer tipo de providência para conter o acumulo dos dejetos no oceano. Talvez, quando for tarde demais e esse lixo transbordar do meio do pacífico para as praias em grandes proporções, o ser humano irá enxergar que tudo o que ele produziu pensando apenas em lucros sem uma política adequada de tratamento de resíduos sólidos, tornar-se-á um caos mundial.

Leia mais em: Ciência e Tecnologia

Um comentário: