24 agosto 2011

Dia 22, Rio protesta contra financiamento de Belo Monte pelo BNDES



A campanha contra a construção da hidrelétrica Belo Monte, no Pará, irá questionar o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) durante os protestos previstos para ocorrer em todo mundo a partir deste sábado (20/08). O custo previsto da Belo Monte (R$ 26 bilhões) é superior ao de todas as obras programadas para a Copa do Mundo. Mais de 80% do valor será financiado pelo BNDES. Baixe o panfleto e participe.


Os atos exigirão paralisação da hidrelétrica por altos custos sociais e ambientais, na semana em que o MPF impetrou a 13ª Ação Civil Pública contra Belo Monte, por danos irreversíveis à natureza e consequente deslocamento de comunidades indígenas. A iniciativa foi organizada a partir das redes sociais e espera mobilizar neste sábado (20/08) pessoas em 15 cidades no país.

Além do Brasil, cerca de 20 cidades em 16 países do mundo – entre eles Iran, Turquia, EUA, Noruega, Austrália, Alemanha, Inglaterra e País de Gales -, promoverão atos e protestos contra Belo Monte no dia 22, segunda, em frente às embaixadas e consulados brasileiros.

Para baixar o panfleto contra o financiamento público da obra clique aqui

O BNDES vai financiar 80% do montante necessário para construir a usina, com juros bem abaixo do mercado e prazo de 30 anos para pagar. Este é o maior financiamento da história do BNDES, um banco público que tem privilegiado o interesse das grandes corportações em detrimento de atuar como um agente para a superação da desigualdade social no Brasil (o que poderia ser feito com investimentos robustos em saúde, moradia, educação, saneamento, etc).

Belo Monte gerará, em média, somente 39% dos 11 mil megawatts que o governo promete. Técnicos informam que é necessário produzir no mínimo 55% para uma usina ser viável economicamente. Na seca do Xingu, a produção da hidrelétrica será ainda menor e, para os manifestantes, não justifica o financiamento público.

 A Plataforma BNDES apoia os protestos.

Serviço:

Sábado (20/08)

São Paulo-SP: Av. Paulista, em frente ao MASP ( Museu de Arte de São Paulo) as 13:00 hs
Rio de Janeiro-RJ, posto 4 na Av. Atlantica em Copacabana, as 14:00 hs
Salvador-BA, Praça Campo Grande, até a Praça Municipal, as 14:00 hs
Fortaleza-CE, praça José de Alencar, centro, as 13:00 hs
Recife-PE, Praça do Derby, as 14:00 hs
Brasília-DF, em frente ao congresso nacional, as 14:00 hs
João Pessoa-PB, feirinha de Tambaú, as 14:00
Belém-PA, Praça da República, em frente ao Teatro da Paz rumo ao Ver o Peso, as 08:30
França, Parvis des droits de l'Homme, place du Trocadéro, Paris, 15:00h
San Francisco, 300 Montgomery street, Suite 900, San Francisco, CA 94104, day 22, Monday, in Brazilian Consulate. 

Segunda-feira (22/08)

Ato mundial contra Belo Monte na sede do BNDES
Endereço: Av. República do Chile, 100, Rio de Janeiro
Horário: 11h às 14h
Data: 22/08



Fonte: Plataforma BNDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário