31 maio 2011

Senado deve mudar 11 pontos do Código Florestal



O governo quer alternar no Senado 11 pontos da reforma do Código Florestal, aprovada na semana passada pela Câmara. Fazem parte da lista a anistia irrestrita aos desmatadores, o ressarcimento dos serviços agrícolas, a participação dos Estados na regularização ambiental. O Palácio do Planalto também quer ampliar os benefícios para a agricultura familiar.

A proposta de alterações no texto elaborado pelos deputados foi apresentada na noite desta segunda-feira pela ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) à bancada do PT. No encontro, a ministra disse que pelo menos cinco desses pontos são estratégicos para garantir um novo código sem prejuízos para o meio ambiente.

Segundo a senadora Gleise Hoffman (PT), o Planalto avalia que o relatório aprovado pelo plenário da Câmara trouxe avanços em relação à proposta que saiu da comissão especial. A bancada do PT deve receber até o final da semana uma avaliação técnica do texto. "Temos condições de aprofundar e mediar pontos que estão sem muito consenso. A avaliação que o governo faz é que aprovamos uma matéria importante, com pontos positivos e que tem pontos que precisam melhorar", disse a senadora.
A ministra não quis comentar as mudanças que defende na reforma. "Querido, eu não discuto esses pontos".

A principal preocupação do governo é com a manutenção pelo Senado da medida que legaliza todas as atividades agrícolas em APPs (Áreas de Preservação Permanente), como várzeas e topos de morros, mantidas até julho de 2008. Esse ponto foi aprovado a partir de uma emenda apresentada pelo PMDB, com aval de alguns líderes governistas e da oposição, impondo a primeira derrota do governo Dilma Rousseff na Câmara.

Alinhado com o Planalto e uma das principais lideranças do PMDB, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), criticou a medida. "Eu pessoalmente acho que realmente os desmatadores não podem ser anistiados. Nós temos de ver que temos de preservar cada vez mais as nossas florestas que são hoje muito importantes para o Brasil."

O ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais), que tem sido alvo de críticas de aliados pela atuação discreta na discussão da proposta na Câmara, também participou da reunião e disse que o governo está empenhado em fazer mudanças com conteúdo. Ele disse que na Câmara o debate do texto foi sem conteúdo porque o tom emocional ficou acima da razão.

A proposta da reforma do Código Florestal deve chegar hoje ao Senado. O governo ainda não decidiu se vai prorrogar o decreto que vence no dia 11 de junho e que suspende os efeitos da lei de crimes ambientais e que pode deixar pelo menos 70% dos produtores em situação irregular.

O PMDB vai pedir a prorrogação do decreto, para poder prolongar a discussão do texto no Senado. Parte da bancada do PT resiste à ideia e quer usar o decreto para pressionar por concessões dos agricultores. O senador Jorge Viana (PT-AC) disse ainda que é preciso fechar um acordo envolvendo não só o Senado, como a Câmara, uma vez que se o projeto for alterado pelo Senado, ele retorna para a Câmara.

26 maio 2011

Código Florestal: a luta entre a razão e a morte

A demagogia dos ruralistas.


O debate em torno da proposta de mudança do Código Florestal expôs, mais uma vez, a gigantesca ignorância de lideranças políticas e econômicas da nossa sociedade que se consideram seres racionais e esclarecidos. Essa ignorância, como se viu, espalha-se por boa parte do espectro político com ramificações à direita e à esquerda. 

A argumentação utilizada por esses setores começa sempre afirmando, é claro, a importância de proteger o meio ambiente, para, logo em seguida colocar um senão: não podemos ser radicais nesta questão, precisamos gerar renda e emprego, desenvolver o país, etc. e tal. É curioso e mesmo paradoxal que essa argumentação apele para um bom senso mítico que seria sempre o resultado de uma média matemática entre dois extremos. Você quer 2, ele quer 10, logo o bom senso nos diz para dar 6. Esse cálculo infantil pode funcionar para muitas coisas, mas certamente não serve para buscar respostas à destruição ambiental do planeta que não cessa de aumentar.

É curioso também, mas não paradoxal neste caso, que a argumentação utilizada neste caso pelos defensores do “desenvolvimento” seja sempre a mesma, com algumas variações. Supostamente recoberta por um bom senso capaz de conciliar desenvolvimento com proteção do meio ambiente (combinação que até hoje tem sido usada para justificar toda sorte de crimes ambientais), essa argumentação, na verdade, é atravessada por falácias e por uma irracionalidade profunda, na medida em que, em última instância, volta-se contra a possibilidade de sobrevivência da razão, entendida como uma faculdade humana. 

O guarda-chuva do agronegócio abriga, assim, além de muitas riquezas, armazéns lotados de falácias e irracionalidade. Não é por acaso que alguns de seus representantes cheguem ao ponto de vaiar o anúncio do assassinato de um casal de extrativistas no Pará, como aconteceu terça-feira no Congresso Nacional. Alguém dirá: são uma minoria, a maioria desse setor é composta por gente de bem. Pode ser que sim. Se até o inferno, como se sabe, é pavimentado por boas intenções, que dirá as galerias e o plenário do nosso parlamento.

Mas voltemos ao suposto bom senso daqueles que só incluem o meio ambiente em suas falas quando é preciso flexibilizar ou eliminar alguma lei de proteção ambiental. Uma das dificuldades que os ambientalistas têm para travar esse tipo de luta é que o outro lado sempre apresenta-se como porta-voz do bom senso. O clichê “não podemos ser radicais” é usado em todas as suas possíveis variações. Os meios de comunicação e seus profissionais funcionam, em sua maioria, como produtores, reprodutores e amplificadores dessa suposta usina de bom senso e racionalidade. Em um cenário muito, mas muito otimista, algum dia poderão ser considerados como criminosos ambientais. Mas ainda estamos muito longe disso.

Em 1962, Rachel Carson lançou “A Primavera Silenciosa” nos Estados Unidos, um livro que acabou forçando a proibição do DDT e despertou a fúria da indústria dos agrotóxicos. Está publicado em português pela editora Gaia. É um livro extraordinário e luminoso que Carson dedicou a Albert Schweitzer. “O ser humano”, escreveu Schweitzer, “perdeu a capacidade de prever e de prevenir. Ele acabará destruindo a Terra”. O deputado Aldo Rebelo talvez considere essa afirmação como uma típica expressão de um representante do imperialismo que já destruiu todo o meio ambiente em seu país e agora quer evitar que “exploremos nossas riquezas naturais”. Ele parece apreciar esse tipo de falácia. Schweitzer também disse: “O ser humano mal reconhece os demônios de sua criação”. Talvez seja esse o problema.

Tudo isso, obviamente, é vã e retrógada filosofia para os porta-vozes do bom senso. Hoje, eles dominam o debate público. Mas estão errados e propagam a mentira, não a verdade. Isso precisa ser dito assim, em alto e bom tom. São produtores de irracionalidade e de morte. E a nossa sociedade vem consumindo avidamente esses produtos. Rachel Carson pergunta-se: “Estamos correndo todo esse risco – para quê? Os historiadores futuros talvez se espantem com o nosso senso de proporção distorcido”. A consciência da natureza da ameaça ainda é muito limitada, escreve ela. E conclui: 

“Precisamos urgentemente acabar com essas falsas garantias, com o adoçamento das amargas verdades. A população precisa decidir se deseja continuar no caminho atual, e só poderá fazê-lo quando estiver em plena posse dos fatos. Nas palavras de Jean Rostand: “a obrigação de suportar nos dá o direito de saber”.

É disso que se trata. A sociedade tem o direito de saber e o dever de decidir querer saber. Do outro lado, estão a mentira, a destruição do planeta e a morte. Simples assim. Deixe o bom senso de lado, escolha seu lado e mãos à obra.



Fonte: http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=5067

Dilma Rousseff recebe de ex-ministros do Meio Ambiente

25 maio 2011

Veja como os deputados votaram o Código Florestal

Você sabe qual foi a posição de seu Deputado?


Com a base rachada, o projeto de lei que cria o novo Código Florestal, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), mostrou que, no Congresso, a força do Executivo dependerá do teor da matéria. Muito polêmica, a votação do novo código separou o plenário em dois grupos de força: de um lado, ruralistas, que uniram a maioria da base e oposição, e de outro, ambientalistas, que agora terão que traçar novas estratégias para costurar mudanças no texto no Senado.
Do maior partido da Casa, o PT, os votos contrários ao texto de Aldo vieram de 35 deputados. A orientação do partido foi favorável à matéria, mas o líder da bancada, deputado Paulo Teixeira (SP), liberou os parlamentares que quiseram votar contra. Do PMDB, segundo maior partido, todos os parlamentares encaminharam a favor. O PSDB, terceiro partido em tamanho na Câmara, contou apenas com o voto contra do deputado Ricardo Tripoli (SP).
A votação do novo código é um termômetro do apoio da base aliada do governo dentro do Congresso. O principal medidor se dará na posição dos deputados na apreciação da emenda 164, que está em votação neste momento. A proposta consolida todas as áreas de produção existentes no país em áreas de preservação permanente (APPs). De acordo com a emenda, áreas de proteção já desmatadas devem permanecer como estão, sem a necessidade de reflorestamento. O governo é contra essa proposta.

Veja como cada deputado votou o texto-base do relatório de Aldo Rebelo sobre o novo Código Florestal:

DEM 

Abelardo Lupion PR Sim 
Alexandre Leite SP Sim 
Antonio Carlos Magalhães Neto BA Sim 
Arolde de Oliveira RJ Sim 
Augusto Coutinho  PE Sim 
Claudio Cajado BA Sim 
Davi Alcolumbre  AP Sim 
Eduardo Sciarra  PR Sim 
Efraim Filho  PB Sim 
Eleuses Paiva  SP Sim 
Eli Correa Filho  SP Sim 
Fábio Souto  BA Sim 
Felipe Maia  RN Sim 
Fernando Torres  BA Sim 
Guilherme Campos  SP Sim 
Heuler Cruvinel  GO Sim 
Hugo Napoleão  PI Sim 
Irajá Abreu  TO Sim 
Jairo Ataide  MG Sim 
Jorge Tadeu Mudalen  SP Sim 
José Nunes  BA Sim 
Júlio Campos  MT Sim 
Júlio Cesar  PI Sim 
Junji Abe  SP Sim 
Lira Maia  PA Sim 
Luiz Carlos Setim  PR Sim 
Mandetta  MS Sim 
Marcos Montes  MG Sim 
Mendonça Prado  SE Sim 
Onofre Santo Agostini  SC Sim 
Pauderney Avelino  AM Sim 
Paulo Cesar Quartiero  RR Sim 
Paulo Magalhães  BA Sim 
Professora Dorinha Seabra Rezende  TO Sim 
Rodrigo Maia  RJ Sim 
Ronaldo Caiado  GO Sim 
Vitor Penido  MG Sim 
Walter Ihoshi  SP Sim 
Total DEM: 38   
PCdoB 
Aldo Rebelo  SP Sim 
Alice Portugal  BA Sim 
Assis Melo  RS Sim 
Chico Lopes  CE Sim 
Daniel Almeida  BA Sim 
Delegado Protógenes  SP Sim 
Edson Pimenta  BA Sim 
Evandro Milhomen  AP Sim 
Jandira Feghali  RJ Sim 
Jô Moraes  MG Sim 
Luciana Santos  PE Sim 
Manuela D`Ávila  RS Sim 
Osmar Júnior  PI Sim 
Perpétua Almeida  AC Sim 
Total PCdoB: 14   
PDT Ademir Camilo  MG Sim 
André Figueiredo  CE Sim 
Ângelo Agnolin  TO Sim 
Brizola Neto  RJ Não 
Damião Feliciano  PB Sim 
Dr. Jorge Silva  ES Sim 
Enio Bacci  RS Sim 
Felix Mendonça Júnior  BA Sim 
Flávia Morais  GO Sim 
Giovani Cherini  RS Sim 
Giovanni Queiroz  PA Sim 
João Dado  SP Sim 
José Carlos Araújo  BA Sim 
Manato  ES Sim 
Marcelo Matos  RJ Sim 
Marcos Medrado  BA Sim 
Miro Teixeira  RJ Não 
Oziel Oliveira  BA Sim 
Paulo Pereira da Silva  SP Sim 
Paulo Rubem Santiago  PE Não 
Reguffe  DF Não 
Salvador Zimbaldi  SP Sim 
Sebastião Bala Rocha  AP Obstrução 
Sueli Vidigal  ES Sim 
Vieira da Cunha  RS Não 
Wolney Queiroz  PE Sim 
Zé Silva  MG Sim 
Total PDT: 27   
PHS 
Felipe Bornier  RJ Sim 
José Humberto  MG Sim 
Total PHS: 2   
PMDB Adrian  RJ Sim 
Alberto Filho  MA Sim 
Alceu Moreira  RS Sim 
Alexandre Santos  RJ Sim 
Almeida Lima  SE Sim 
André Zacharow  PR Sim 
Aníbal Gomes  CE Sim 
Antônio Andrade  MG Sim 
Arthur Oliveira Maia  BA Sim 
Átila Lins  AM Sim 
Benjamin Maranhão  PB Sim 
Camilo Cola  ES Sim 
Carlos Bezerra  MT Sim 
Celso Maldaner  SC Sim 
Danilo Forte  CE Sim 
Darcísio Perondi  RS Sim 
Edinho Araújo  SP Sim 
Edinho Bez  SC Sim 
Edio Lopes  RR Sim 
Edson Ezequiel  RJ Sim 
Eduardo Cunha  RJ Sim 
Elcione Barbalho  PA Sim 
Fabio Trad  MS Sim 
Fátima Pelaes  AP Sim 
Fernando Jordão  RJ Sim 
Flaviano Melo  AC Sim 
Francisco Escórcio  MA Sim 
Gastão Vieira  MA Sim 
Gean Loureiro  SC Sim 
Genecias Noronha  CE Sim 
Geraldo Resende  MS Sim 
Henrique Eduardo Alves  RN Sim 
Hermes Parcianello  PR Sim 
Hugo Motta  PB Sim 
Íris de Araújo  GO Sim 
João Arruda  PR Sim 
João Magalhães  MG Sim 
Joaquim Beltrão  AL Sim 
José Priante  PA Sim 
Júnior Coimbra  TO Sim 
Leandro Vilela  GO Sim 
Lelo Coimbra  ES Sim 
Luciano Moreira  MA Sim 
Lucio Vieira Lima  BA Sim 
Luiz Otávio  PA Sim 
Manoel Junior  PB Sim 
Marcelo Castro  PI Sim 
Marinha Raupp  RO Sim 
Marllos Sampaio  PI Sim 
Mauro Benevides  CE Sim 
Mauro Mariani  SC Sim 
Mendes Ribeiro Filho  RS Sim 
Moacir Micheletto  PR Sim 
Natan Donadon  RO Sim 
Nelson Bornier  RJ Sim 
Newton Cardoso  MG Sim 
Nilda Gondim  PB Sim 
Osmar Serraglio  PR Sim 
Osmar Terra  RS Sim 
Paulo Piau  MG Sim 
Pedro Chaves  GO Sim 
Professor Setimo  MA Sim 
Raimundão  CE Sim 
Raul Henry  PE Sim 
Reinhold Stephanes  PR Sim 
Renan Filho  AL Sim 
Rogério Peninha Mendonça  SC Sim 
Ronaldo Benedet  SC Sim 
Rose de Freitas  ES Sim 
Saraiva Felipe  MG Sim 
Solange Almeida  RJ Sim 
Valdir Colatto  SC Sim 
Washington Reis  RJ Sim 
Wladimir Costa  PA Sim 
Total PMDB: 74   
PMN 
Dr. Carlos Alberto  RJ Sim 
Fábio Faria  RN Sim 
Jaqueline Roriz  DF Sim 
Walter Tosta  MG Sim 
Total PMN: 4   
PP 
Afonso Hamm  RS Sim 
Aguinaldo Ribeiro  PB Sim 
Arthur Lira  AL Sim 
Beto Mansur  SP Sim 
Carlos Magno  RO Sim 
Carlos Souza  AM Sim 
Cida Borghetti  PR Sim 
Dilceu Sperafico  PR Sim 
Dimas Fabiano  MG Sim 
Eduardo da Fonte  PE Sim 
Esperidião Amin  SC Sim 
Gladson Cameli  AC Sim 
Iracema Portella  PI Sim 
Jair Bolsonaro  RJ Sim 
Jeronimo Goergen  RS Sim 
José Linhares  CE Sim 
José Otávio Germano  RS Sim 
Lázaro Botelho  TO Sim 
Luis Carlos Heinze  RS Sim 
Luiz Argôlo  BA Sim 
Luiz Fernando Faria  MG Sim 
Márcio Reinaldo Moreira  MG Sim 
Missionário José Olimpio  SP Sim 
Nelson Meurer  PR Sim 
Neri Geller  MT Sim 
Paulo Maluf  SP Sim 
Raul Lima  RR Sim 
Rebecca Garcia  AM Sim 
Renato Molling  RS Sim 
Roberto Balestra  GO Sim 
Roberto Britto  BA Sim 
Roberto Dorner  MT Sim 
Roberto Teixeira  PE Sim 
Sandes Júnior  GO Sim 
Simão Sessim  RJ Sim 
Toninho Pinheiro  MG Sim 
Vilson Covatti  RS Sim 
Waldir Maranhão  MA Sim 
Zonta  SC Sim 
Total PP: 39   
PPS 
Arnaldo Jardim  SP Sim 
Arnaldo Jordy  PA Não 
Augusto Carvalho  DF Sim 
Carmen Zanotto  SC Sim 
César Halum  TO Sim 
Dimas Ramalho  SP Sim 
Geraldo Thadeu  MG Sim 
Moreira Mendes  RO Sim 
Roberto Freire  SP Não 
Rubens Bueno  PR Sim 
Sandro Alex  PR Sim 
Stepan Nercessian  RJ Sim 
Total PPS: 12   
PR 
Aelton Freitas  MG Sim 
Anthony Garotinho  RJ Sim 
Aracely de Paula  MG Sim 
Bernardo Santana de Vasconcellos  MG Sim 
Diego Andrade  MG Sim 
Dr. Adilson Soares  RJ Sim 
Dr. Paulo César  RJ Não 
Francisco Floriano  RJ Sim 
Giacobo  PR Sim 
Giroto  MS Sim 
Gorete Pereira  CE Sim 
Henrique Oliveira  AM Sim 
Homero Pereira  MT Sim 
Inocêncio Oliveira  PE Sim 
Izalci  DF Sim 
João Carlos Bacelar  BA Sim 
João Maia  RN Sim 
José Rocha  BA Sim 
Laercio Oliveira  SE Sim 
Liliam Sá  RJ Não 
Lincoln Portela  MG Sim 
Lúcio Vale  PA Sim 
Maurício Quintella Lessa  AL Sim 
Maurício Trindade  BA Sim 
Neilton Mulim  RJ Sim 
Paulo Freire  SP Sim 
Ronaldo Fonseca  DF Sim 
Sandro Mabel  GO Sim 
Tiririca  SP Sim 
Vicente Arruda  CE Sim 
Wellington Fagundes  MT Sim 
Wellington Roberto  PB Sim 
Zoinho  RJ Sim 
Total PR: 33   
PRB 
Acelino Popó  BA Sim 
Antonio Bulhões  SP Sim 
George Hilton  MG Sim 
Heleno Silva  SE Sim 
Jhonatan de Jesus  RR Sim 
Jorge Pinheiro  GO Sim 
Márcio Marinho  BA Sim 
Otoniel Lima  SP Sim 
Ricardo Quirino  DF Sim 
Vilalba  PE Sim 
Vitor Paulo  RJ Sim 
Total PRB: 11   
PRP Jânio Natal  BA Sim 
Total PRP: 1   
PRTB 
Aureo  RJ Sim 
Vinicius Gurgel  AP Sim 
Total PRTB: 2   
PSB 
Abelardo Camarinha  SP Sim 
Ana Arraes  PE Sim 
Antonio Balhmann  CE Sim 
Ariosto Holanda  CE Sim 
Audifax  ES Não 
Domingos Neto  CE Sim 
Dr. Ubiali  SP Sim 
Edson Silva  CE Sim 
Fernando Coelho Filho  PE Sim 
Gabriel Chalita  SP Sim 
Givaldo Carimbão  AL Sim 
Glauber Braga  RJ Não 
Gonzaga Patriota  PE Sim 
Jefferson Campos  SP Sim 
Jonas Donizette  SP Sim 
José Stédile  RS Sim 
Júlio Delgado  MG Sim 
Keiko Ota  SP Sim 
Laurez Moreira  TO Sim 
Leopoldo Meyer  PR Sim 
Luiz Noé  RS Sim 
Luiza Erundina  SP Não 
Mauro Nazif  RO Sim 
Pastor Eurico  PE Sim 
Paulo Foletto  ES Sim 
Ribamar Alves  MA Sim 
Romário  RJ Sim 
Sandra Rosado  RN Sim 
Valadares Filho  SE Sim 
Valtenir Pereira  MT Sim 
Total PSB: 30   
PSC 
Andre Moura  SE Sim 
Antônia Lúcia  AC Sim 
Carlos Eduardo Cadoca  PE Sim 
Deley  RJ Não 
Edmar Arruda  PR Sim 
Erivelton Santana  BA Sim 
Filipe Pereira  RJ Sim 
Hugo Leal  RJ Sim 
Lauriete  ES Sim 
Marcelo Aguiar  SP Sim 
Nelson Padovani  PR Sim 
Pastor Marco Feliciano  SP Sim 
Ratinho Junior  PR Sim 
Sérgio Brito  BA Sim 
Silas Câmara  AM Sim 
Stefano Aguiar  MG Sim 
Takayama  PR Sim 
Zequinha Marinho  PA Sim 
Total PSC: 18   
PSDB 
Alfredo Kaefer  PR Sim 
André Dias  PA Sim 
Andreia Zito  RJ Sim 
Antonio Carlos Mendes Thame  SP Sim 
Antonio Imbassahy  BA Sim 
Berinho Bantim  RR Sim 
Bonifácio de Andrada  MG Sim 
Bruna Furlan  SP Sim 
Bruno Araújo  PE Sim 
Carlaile Pedrosa  MG Sim 
Carlos Alberto Leréia  GO Sim 
Carlos Brandão  MA Sim 
Carlos Roberto  SP Sim 
Carlos Sampaio  SP Sim 
Cesar Colnago  ES Sim 
Delegado Waldir  GO Sim 
Domingos Sávio  MG Sim 
Duarte Nogueira  SP Sim 
Dudimar Paxiúba  PA Sim 
Eduardo Azeredo  MG Sim 
Eduardo Barbosa  MG Sim 
Hélio Santos  MA Sim 
João Campos  GO Sim 
Jorginho Mello  SC Sim 
Jutahy Junior  BA Sim 
Luiz Carlos  AP Sim 
Luiz Fernando Machado  SP Sim 
Luiz Nishimori  PR Sim 
Manoel Salviano  CE Sim 
Mara Gabrilli  SP Sim 
Marcio Bittar  AC Sim 
Marcus Pestana  MG Sim 
Nelson Marchezan Junior  RS Sim 
Otavio Leite  RJ Sim 
Paulo Abi-Ackel  MG Sim 
Pinto Itamaraty  MA Sim 
Raimundo Gomes de Matos  CE Sim 
Reinaldo Azambuja  MS Sim 
Ricardo Tripoli  SP Não 
Rodrigo de Castro  MG Abstenção 
Rogério Marinho  RN Sim 
Romero Rodrigues  PB Sim 
Rui Palmeira  AL Sim 
Ruy Carneiro  PB Sim 
Valdivino de Oliveira  GO Sim 
Vanderlei Macris  SP Sim 
Vaz de Lima  SP Sim 
Wandenkolk Gonçalves  PA Sim 
William Dib  SP Sim 
Total PSDB: 49   
PSL 
Dr. Francisco Araújo  RR Sim 
Dr. Grilo  MG Sim 
Total PSL: 2   
Psol
Chico Alencar  RJ Não 
Ivan Valente  SP Não 
Total Psol: 2   
PT 
Alessandro Molon  RJ Não 
Amauri Teixeira  BA Não 
André Vargas  PR Sim 
Angelo Vanhoni  PR Sim 
Antônio Carlos Biffi  MS Não 
Arlindo Chinaglia  SP Sim 
Artur Bruno  CE Não 
Assis do Couto  PR Sim 
Benedita da Silva  RJ Sim 
Beto Faro  PA Sim 
Bohn Gass  RS Sim 
Cândido Vaccarezza  SP Sim 
Carlinhos Almeida  SP Sim 
Carlos Zarattini  SP Sim 
Chico D`Angelo  RJ Não 
Cláudio Puty  PA Não 
Décio Lima  SC Sim 
Devanir Ribeiro  SP Sim 
Domingos Dutra  MA Não 
Dr. Rosinha  PR Não 
Edson Santos  RJ Sim 
Eliane Rolim  RJ Sim 
Emiliano José  BA Sim 
Erika Kokay  DF Não 
Eudes Xavier  CE Não 
Fátima Bezerra  RN Não 
Fernando Ferro  PE Não 
Fernando Marroni  RS Não 
Francisco Praciano  AM Não 
Gabriel Guimarães  MG Sim 
Geraldo Simões  BA Sim 
Gilmar Machado  MG Sim 
Henrique Fontana  RS Não 
Janete Rocha Pietá  SP Não 
Jesus Rodrigues  PI Não 
Jilmar Tatto  SP Não 
João Paulo Lima  PE Não 
João Paulo Cunha  SP Sim 
Jorge Boeira  SC Sim 
José De Filippi  SP Sim 
José Guimarães  CE Sim 
José Mentor  SP Sim 
Joseph Bandeira  BA Sim 
Josias Gomes  BA Sim 
Leonardo Monteiro  MG Não 
Luci Choinacki  SC Sim 
Luiz Alberto  BA Não 
Luiz Couto  PB Sim 
Márcio Macêdo  SE Não 
Marco Maia  RS Art. 17 
Marcon  RS Não 
Marina Santanna  GO Não 
Miriquinho Batista  PA Sim 
Nazareno Fonteles  PI Não 
Nelson Pellegrino  BA Sim 
Newton Lima  SP Não 
Odair Cunha  MG Sim 
Padre João  MG Não 
Padre Ton  RO Não 
Paulo Pimenta  RS Não 
Paulo Teixeira  SP Sim 
Pedro Eugênio  PE Sim 
Pedro Uczai  SC Não 
Policarpo  DF Sim 
Professora Marcivania  AP Não 
Reginaldo Lopes  MG Sim 
Ricardo Berzoini  SP Sim 
Rogério Carvalho  SE Não 
Ronaldo Zulke  RS Sim 
Rui Costa  BA Sim 
Ságuas Moraes  MT Sim 
Sérgio Barradas Carneiro  BA Sim 
Sibá Machado  AC Não 
Taumaturgo Lima  AC Sim 
Valmir Assunção  BA Não 
Vicente Candido  SP Sim 
Vicentinho  SP Sim 
Waldenor Pereira  BA Não 
Weliton Prado  MG Sim 
Zé Geraldo  PA Sim 
Zeca Dirceu  PR Sim 
Total PT: 81   
PTB 
Alex Canziani  PR Sim 
Antonio Brito  BA Sim 
Arnaldo Faria de Sá  SP Sim 
Arnon Bezerra  CE Sim 
Celia Rocha  AL Sim 
Danrlei De Deus Hinterholz  RS Sim 
Eros Biondini  MG Sim 
João Lyra  AL Sim 
Jorge Corte Real  PE Sim 
José Augusto Maia  PE Sim 
José Chaves  PE Sim 
Josué Bengtson  PA Sim 
Jovair Arantes  GO Sim 
Nelson Marquezelli  SP Sim 
Nilton Capixaba  RO Sim 
Paes Landim  PI Sim 
Ronaldo Nogueira  RS Sim 
Sabino Castelo Branco  AM Sim 
Sérgio Moraes  RS Sim 
Silvio Costa  PE Sim 
Walney Rocha  RJ Sim 
Total PTB: 21   
PTC 
Edivaldo Holanda Junior  MA Sim 
Total PTC: 1   
PTdoB Cristiano  RJ Sim 
Lourival Mendes  MA Sim 
Luis Tibé  MG Sim 
Total PTdoB: 3   
PV 
Alfredo Sirkis  RJ Não 
Antônio Roberto  MG Não 
Dr. Aluizio  RJ Não 
Fábio Ramalho  MG Não 
Guilherme Mussi  SP Não 
Lindomar Garçon  RO Não 
Paulo Wagner  RN Não 
Ricardo Izar  SP Não 
Roberto de Lucena  SP Não 
Roberto Santiago  SP Não 
Rosane Ferreira  PR Não 
Sarney Filho  MA Não 
Total PV: 12