31 dezembro 2010

Homem de Neandertal cozinhava alimentos e comia vegetais

Várias semelhanças com o homem moderno.


O Homem de Neandertal não se nutria exclusivamente de carne, mas também de vegetais e cozinhava os alimentos, a exemplo do homem moderno, revela um estudo divulgado nesta segunda-feira (27).
Segundo pesquisas anteriores, o Homem de Neandertal era principalmente caçador carnívoro, o que teria precipitado sua extinção.
Aparecido na Europa e no Oriente Médio há cerca de 300 mil anos antes da nossa era, o Homem de Neandertal coexistiu por 10 mil anos com o humano anatomicamente moderno, o Homo sapiens, antes de se extinguir por motivos ainda hoje objeto de debate.
Segundo hipótese contida em trabalhos precedentes, o Homo sapiens pôde sobreviver adaptando-se mais a fontes de alimentos diferentes da carne, isto é, consumindo vegetais, peixes e frutos do mar, de acordo com o local onde se encontravam.
O novo estudo, publicado nos Anais da Academia americana de Ciências (PNAS) datado de 27 e 31 de dezembro, foi efetuado a partir de análises de partículas de alimento presentes nas placas de tártaro provenientes de dentes fossilizados do Homem de Neandertal, descobertos em sítios arqueológicos no Iraque e na Bélgica. A pesquisa apresentou, assim, uma nova visão destes primos desaparecidos do homem.
Todos os dados mostram que o Homem de Neandertal era sofisticado na sua maneira de recolher e preparar seus alimentos, seja para caçar animais de grande porte ou prepará-los à base de vegetais", acrescentam eles.
Segundo os antropólogos, as maiores adaptações na aquisição e preparo dos alimentos entre os hominídeos, entre eles a cocção, abriu caminho para a agricultura, desde o final do Paleolítico médio, há cerca de 50.000 anos.
Conclui-se que "a exploração de vegetais variados para produzir alimentos não era uma nova estratégia desenvolvida pelos primeiros homens modernos precursores dos agricultores", dizem os autores do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário