29 agosto 2010

Calor é bom, mas nem tanto

Cenas do próximo capítulo.
Calor e água são sinônimos de bom crescimento de plantas, que, por sua vez, significa maior absorção de CO2 na atmosfera. Até aí, os efeitos do aquecimento global – aumento de temperatura e consequente maior precipitação de chuva, foram positivos para o crescimento vegetal na década de 1982 a 1999.

Mas, pelo que revela estudo atualizado sobre o assunto, o calor da década seguinte foi demais para as plantas. Entre 2000 e 2009, o mundo sofreu declínio nas taxas de crescimento vegetal, associado ao excesso de clima seco. Enquanto no Hemisfério Norte, maiores temperaturas continuaram positivas para as plantas, o Hemisfério Sul, ao longo da década, passou por longos períodos de seca. O solo desertificado afetou as plantas, causando um declínio de até 70% de crescimento vegetal ao sul do equador.

A conclusão veio de um estudo publicado na revista americana Science, conduzido pelos pesquisadores Maozheng Zhou e Steven Running. Para monitorar os níveis de crescimento das plantas, os pesquisadores usaram dados de satélites que monitoravam a quantidade estocada de CO2.

O gráfico abaixo mostra o ano de 2003. Em vermelho, áreas onde houve declínio do crescimento de plantas no mundo.


Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/calor-bom-mas-nem-tanto/blog/26271

Nenhum comentário:

Postar um comentário