26 abril 2010

Brasil paga dez vezes mais por banda larga do que países desenvolvidos


O Brasil paga dez vezes mais por acesso à conexão banda larga do que países desenvolvidos, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em Brasília.
Enquanto na renda mensal dos brasileiros o gasto médio com banda larga no Brasil custava, proporcionalmente, 4,58% da renda mensal per capita de 2009, nos países desenvolvidos a mesma relação gravitava em torno de 0,5% --quase dez vezes menor, segundo os dados apresentados. Na Rússia, o índice caía para menos da metade no período, ou 1,68%.
Segundo o Ipea, são três os fatores que contribuem para o alto preço do serviço: baixo nível de competição, elevada carga tributária e baixa renda da população.

Leia mais em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u726096.shtml

25 abril 2010

Soneto de Fidelidade


De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.  

22 abril 2010

Por iniciativa verde, Ubisoft abole manual em papel

O desenvolvimento sustentável está na pauta das empresas, e as companhias de games não são exceção. A mais recente iniciativa vem da produtora de origem francesa Ubisoft, que anunciou o fim dos manuais de instrução em papel para seus jogos.

Agora, as informações de praxe que aparecem nos manuais estarão em formato digital dentro dos discos dos jogos. A companhia diz que, com isso, poderá fazer um guia de instruções mais "robusto".

Essa ação começa a ser colocada em prática nos consoles com "Shaun White Skateboarding" para Xbox 360 e PlayStation 3, previsto para sair no final do ano. Na prática, quase todos os games contam com tutoriais interativos, que cobrem ao menos as operações básicas de cada título.

Com a abolição dos manuais em papel, a companhia espera preservar o meio ambiente, já que cada tonelada de papel usado nesses guias consome, segundo dados internos da Ubisoft, "duas toneladas de madeira vinda de 13 árvores, com energia de 28 milhões de BTUs (equivalente ao que uma residência gasta de aquecimento e energia durante um ano inteiro), gerando gases de efeito estufa de mais de 6 mil libras de CO2 [2,7 toneladas] e usando 15 mil galões de água [56,8 mil litros]".

Leia mais em: http://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/2010/04/20/ult530u7745.jhtm

Microsoft diz investigar irregularidades em fábrica chinesa

Segundo a agência Reuters, a Microsoft afirmou nesta quinta-feira (22) que está investigando denúncias de condições precárias de trabalho em uma fábrica da KYE Systems em Dongguan, China, que produz mouses, câmeras e controles do Xbox 360 para a gigante americana.

O anúncio vem depois da divulgação de um relatório do Comitê Nacional do Trabalho cujo conteúdo apreende que os empregados dessa fábrica trabalham em turnos de 15 horas e dormem em quartos sujos, além de serem punidos pecuniariamente por erros. Existe também denúncias de trabalho infantil.

Leia mais em: http://jogos.uol.com.br/ultnot/finalboss/2010/04/22/ult3277u27540.jhtm

Dia da Terra

O Dia da Terra foi criado pelo então senador estadunidense Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril.
Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

História
A primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o governos dos Estados Unidos criaram a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.
Surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra converteu-se em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas utilizam-no como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.

Leia mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Terra

20 abril 2010

A indústria de pele de animais não quer que você veja este vídeo

 Como toda campanha do PeTA, contém imagens realmente fortes.

http://www2.peta.org/site/PageServer?pagename=skinned_alive

Ficha Limpa em perigo‏

O Projeto de Lei Ficha Limpa está em perigo. Semana passada o Congresso adiou a votação com o intuito de dar mais tempo para "aprimorar" o projeto, ou seja, enfraquecê-lo para que ele não remova eficazmente corruptos das eleições.

Muitos parlamentares temem essa nova lei já que dezenas deles respondem a processos na justiça. Eles estão tentando influenciar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a enfraquecer o projeto. Nossas vozes precisam falar mais alto -- esta é uma luta pelo futuro do nosso país. Clique abaixo para mandar uma mensagem para a CCJ, pedindo que eles se mantenham firmes contra a corrupção:

http://www.avaaz.org/po/salve_ficha_limpa/?vl

Juntos, nós mostramos o apoio massivo da população brasileira pela Ficha Limpa. No entanto, precisamos fazer mais -- vamos mostrar aos políticos que estamos determinados, não iremos parar e que se formos ignorados, eles irão pagar o preço nas eleições. A CCJ deveria apoiar o projeto de lei, mas é provável que políticos corruptos estejam tentando oferecer acordos e troca de favores para eles enfraquecerem a Ficha Limpa. Nós podemos oferecer uma proposta melhor: se eles apoiarem a Ficha Limpa, ele poderão manter seus empregos.

Leia mais em: http://www.avaaz.org/po/

17 abril 2010

Erupção de vulcão na Islândia é pequena para aliviar aquecimento global

Grandes erupções vulcânicas já tiveram efeito refrigerador no clima da Terra, mas o recente evento na Islândia é pequeno demais para trazer alívio ao aquecimento global antropogênico, disseram cientistas nesta sexta-feira (16).
O evento marcante desta capacidade de refrigeração vulcânica dos últimos 20 anos ocorreu em 1991, quando o Monte Pinatubo entrou em erupção nas Filipinas, resfriando a superfície terrestre em 0,5ºC no ano seguinte, o suficiente para compensar o impacto dos gases causadores de efeito estufa entre 1991 e 1993.
Um episódio refrigerador menor ocorreu em 1980, quando o Monte Santa Helena, no Estado americano de Washington, teve seu topo pulverizado, um evento que embora tenha sido impressionante, expeliu apenas um décimo do material liberado pelo Pinatubo.
O resfriamento se explica por uma fórmula simples: o vulcão libera grande quantidade de cinzas vulcânicas e dióxido de enxofre, que são transportados para a estratosfera, camada da atmosfera acima da troposfera, a mais próxima da superfície.
Lá, fenômenos físico-químicos criam uma fina camada de partículas esbranquiçadas que, durante meses ou anos, circundam a Terra e refletem parte dos raios solares, impedindo que a radiação atinja o solo.

Leia mais em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u721932.shtml

Blog brasileiro ganha na categoria "Mudança Climática" em Berlim

O blog brasileiro "Coluna Zero", em que um grupo de jovens analisa de forma divertida e informal as diferentes realidades sociais e ambientais do país, ganhou nesta quinta-feira (15) o prêmio de melhor blog na categoria "Mudança Climática", pelo Best of the Blogs (BOBs) em Berlim.

A categoria Mudança Climática foi criada este ano. O blog "Coluna Zero" promete, na página inicial, trazer "informações e opiniões sobre meio ambiente, preservação ambiental e consumo consciente", além de desbravar "de uma forma bem informal e descontraída as belezas naturais de cada local, as pessoas e os lugares onde se divertem".

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/folhaonline/informatica/2010/04/16/blog-brasileiro-ganha-na-categoria-mudanca-climatica-em-berlim.jhtm

Brasília é um fracasso político

A eleição do advogado Rogério Rosso (PMDB) como governador tampão de Brasília neste sábado (17.abr.2010) é mais um capítulo do fracasso político e administrativo da capital federal, que completa 50 anos na próxima quarta-feira, dia 21.

Rosso foi administrador de Celiândia, a maior cidade satélite do Distrito Federal, durante o governo de Joaquim Roriz. Depois, foi presidente da Codeplan (Companhia de Planejamento do DF) no governo de José Roberto Arruda, cassado e preso até alguns dias atrás.

A Codeplan, só para lembrar, é o mesmo órgão hoje investigado por uma CPI na Câmara Legislativa de Brasília. O grande delator do chamado mensalão do DEM, Durval Barbosa, foi presidente da Codeplan durante a campanha eleitoral de 2006, da qual Arruda saiu vitorioso.

Brasília tem perto de 2,7 milhões de habitantes e um modelo curioso de administração. Não é um Estado nem um município. Tem apenas um governador, mas não tem prefeitos. Cidades satélites como Ceilândia (600 mil habitantes) são governadas por gente nomeada de maneira nebulosa.

Pode-se argumentar que vários países têm distritos federais. É verdade. Mas comparem-se as áreas dessas localidades. Brasília tem 5.783 km², o que equivale a 26% da área do Estado de Sergipe. Já Washington, D.C, capital dos Estados Unidos, tem 177 km² – é apenas uma cidade e tem um prefeito eleito.

Depois da Constituição de 1988, o democratismo em vigor no país deu a Brasília 3 senadores e 8 deputados federais. É claro que os habitantes de Brasília têm o direito de eleger representantes para o Congresso. Mas bastaria que votassem escolhendo entre os candidatos de Goiás, Estado no qual está inserido o “quadradinho”, como é chamado o Distrito Federal pelos locais. Só que aí os brasilienses não poderiam ter se esmerado para eleger senadores como Luiz Estevão, Joaquim Roriz, José Roberto Arruda, os três “saídos” do Congresso.

Brasília é a unidade da Federação que mais elegeu senadores encrencados até hoje na história do país –e essa história eleitoral só começou pós-1988.

Agora, ao eleger um governador biônico cria de Roriz e de Arruda, a Câmara Distrital da capital federal manda mais um recado. Os políticos de Brasília não estão nem aí para o que pensam o Brasil e os brasileiros a respeito do “quadradinho”.

15 abril 2010

Teólogo diz que pontificado de Bento 16 está marcado por oportunidades perdidas

O teólogo suíço Hans Küng opinou nesta quinta-feira que o pontificado de Bento 16 tem sido marcado até o momento por uma série de "oportunidades desperdiçadas" e convocou os bispos a refletirem sobre o futuro da Igreja Católica em meio a uma "crise de confiança" gerada pelas denún"ias de pedofilia.
"Às muitas tendências de crise ainda são adicionados escândalos que clamam ao céu: sobretudo o abuso de milhares de jovens por clérigos, relacionado a uma crise de liderança sem precedentes", analisou Küng em uma carta aberta publicada nesta quinta-feira pelo jornal espanhol "El País".
No texto, o teólogo ainda ressalta que o Papa já poderia ter protagonizado um "entendimento duradouro" com os judeus e estabelecido um "diálogo de confiança" com os muçulmanos.
Ainda de acordo com o suíço, a Igreja Católica tem se mantido distante da ciência moderna ao não admitir "o uso de preservativos", que poderiam ajudar "os povos africanos na luta contra a Aids" e a elevada concentração populacional desse continente.
Bento 16 tem sido muito questionado por sua atuação perante os casos de pedofilia denunciados em vários países, entre eles Brasil, México, Itália e Alemanha, sua terra natal.
Especialistas, no entanto, se dividem ao comentarem o trabalho de Joseph Ratzinger, que antes de ser eleito chefiou a arquidiocese de Munique e Freising e a Congregação para a Doutrina da Fé.
As críticas de Küng foram divulgadas um dia antes do aniversário de 83 anos do papa, que também completará cinco anos à frente do Vaticano na próxima segunda-feira

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u721424.shtml

Terremoto no Chile deixou sequelas em 90% das crianças, diz Unicef

Ao menos 90% das crianças chilenas entre 12 e 15 anos que vivem nas regiões afetadas pelo terremoto do dia 27 de fevereiro tinham seqüelas psicológicas um mês depois do tremor, afirmou um estudo divulgado hoje em Santiago pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Após a catástrofe, 37% dos adolescentes despertava durante a noite, 31% preferia não ficar só em casa, 27% não queria ficar longe de seus pais, 21% tinha pesadelos e 17% precisavam de um adulto por perto para dormir.
Estes são alguns dos resultados do estudo "A voz das crianças e adolescentes: terremoto no Chile", realizado entre os dias 23 e 28 de março através de enquetes com 360 menores entre 12 e 15 anos.
As entrevistas aconteceram em Santiago, assim como em Talca e Concepción, capitais das regiões do Maule e do Bío Bío, as mais afetadas pelo forte terremoto e o posterior tsunami que causaram a morte de quase 500 pessoas.
O representante da Unicef no Chile, Gary Stahl, explicou em entrevista coletiva que este estudo pretende ser "uma contribuição para que as novas gerações incorporem este fato como parte de sua vida e que ele não signifique um fato traumático para elas".
Traumas
Quase todos os menores (98%) lembram o momento em que ocorreu o tremor e só 2% estavam dormido, apesar dele ter ocorrido depois das 3h30 da madrugada de um sábado, e em sua maioria estavam acompanhados por sua mãe (83%), seus irmãos (71%) ou seu pai (65%).
A maioria (88%) diz que teve medo durante o terremoto, embora só quatro de cada dez reconheçam que sentiram "muito medo".
Praticamente todos (97%) se declaram preocupados com as consequências do terremoto, especialmente pelas pessoas que perderam tudo (40%), mas também há preocupação com novas réplicas e inclusive outro terremoto (15%).
As mortes, a perda dos pertences e a destruição de edifícios são as consequências que têm maior impacto entre as crianças.
Além disso, a televisão e a rádio foram as principais fontes de informação sobre o terremoto as quais as crianças se referiram constantemente, embora dois de cada três (67%) menores tenham visto "diretamente" os danos ocasionados pela catástrofe.
A imensa maioria das crianças (98%) conversou sobre o tremor com outras pessoas e 94% participou no colégio de alguma atividade relacionada a catástrofe.
Segundo o Unicef, estes dados confirmam que as crianças precisam de apoio psicológico e para isso a organização está desenvolvendo uma campanha com mensagens e recomendações dirigidas aos pais, aos menores e ao pessoal que trabalha com eles

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u721410.shtml

Temperatura do planeta foi recorde em março

As temperaturas globais - estimuladas pelo fenômeno El Niño - alcançaram em março um nível recorde, indicou nesta quinta-feira o Instituto Oceânico e Atmosférico americano (NOAA) em um comunicado.

"Condições mais quentes que o normal dominaram a terra, especialmente no norte da África, no sul da Ásia e no Canadá", afirmou o NOAA.

A temperatura média da superfície terrestre - que combina a da terra e a do mar - para março de 2010 foi a mais quente já registrada: 13,5 graus centígrados, o que equivale a 0,77 graus a mais que a média do século XX, 12,7 graus, indicou a instituição.

A temperatura média dos oceanos foi a mais quente para qualquer mês de março desde o início do registro, em 1880, enquanto que a temperatura global da superfície terrestre foi a quarta maior para março, garantiu o NOAA, citando uma análise do National Climate Data Center.

Acrescentou ainda que o período janeiro-março foi o mais quente registrado no planeta.

O NOAA destacou que ainda que o fenômeno do El Niño, que se caracteriza por temperaturas maiores que o normal em águas das regiões central e oriental do Pacífico tropical, "contribuiu de forma significativa para o aquecimento no cinturão tropical e na temperatura geral dos oceanos".

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2010/04/15/temperatura-do-planeta-foi-recorde-em-marco.jhtm

Site do "guru da crise" divulga texto que defende ditadura no Brasil

Uma das raras pessoas que ficou mais rica com a crise econômica detonada em 2008, o economista Nouriel Roubini divulgou em seu renomado site um texto assinado por um economista brasileiro que defende o retorno do Regime Militar. Para o colunista, um governo nos moldes do exercido entre 1964 e 1985 é a fórmula para o sucesso do país.
Roubini, que visitou o Brasil no ano passado, ganhou renome por prever turbulências financeiras com origem no mercado imobiliário. Em 2008, nos Estados Unidos, o banco Lehman Brothers faliu, combalido principalmente por créditos imobiliários de baixa confiabilidade de retorno, os chamados “subprime”.
O texto, assinado por Ricardo Amaral, foi publicado na quarta-feira (14) e leva o título: “A fórmula brasileira para o sucesso – ditadura”. “A fórmula brasileira para o sucesso inclui períodos de ditadura e o Brasil teve três períodos em sua história quando o Brasil se beneficiou por estar sob certa forma de governo; um regime ditatorial benevolente”, escreveu.
"Sugiro que os militares tomem o poder novamente no Brasil por meio de um golpe de Estado, porque todos sabemos que esse grande problema de criminalidade que está devastando a população brasileira não pode ser resolvido sob um sistema democrático de governo e por causa das ações que têm de ser tomadas para levar para levar a paz a todos os bairros no Brasil", continuou.
"Sob a ditadura de um político civil [em referência a Getúlio Vargas] e mais tarde sob a ditadura dos militares importantes mudanças econômicas foram adotadas e implementadas no Brasil, as quais plantaram as sementes para prosperidade econômica brasileira no longo prazo", disse.
No final do texto, o site RGE EconMonitors diz que as opiniões e comentários ali escritos “não necessariamente refletem a visão da Roubini Global Economics, LLC, que estimula um debate livre entre seus próprios analistas e a comunidade do nosso EconoMonitor”. “A RGE não assume responsabilidade pela verificação da precisão de qualquer opinião expressa por colaboradores externos”, alerta.
No texto publicado no site de Roubini, Amaral especula sobre candidatos a ditador. O administrador é descendente direto do patriarca da independência José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838).
Após a publicação do texto, comentários no Twitter criticaram Roubini por conceder espaço à defesa da ditadura. O mesmo fez um blog do jornal britânico "Financial Times".

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/04/15/site-do-guru-da-crise-divulga-texto-que-defende-ditadura-no-brasil.jhtm

AGU entra com recurso contra liminar que suspendeu leilão e licença de Belo Monte

A Advocacia Geral da União (AGU) entrou com recurso contra a liminar concedida ontem pela Justiça do Pará sobre a suspensão da licença e do leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, previsto para 20 de abril, informou a assessoria de imprensa do órgão.
Na quarta-feira foi concedida pelo juiz federal Antonio Carlos Almeida Campelo, da Subseção de Altamira, no Pará, uma liminar em ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) que suspendeu a realização do leilão.

"Nessa ação, o MPF argumenta, especificamente, que a construção do empreendimento violaria vários dispositivos da legislação ambiental, inclusive a falta de dados científicos conclusivos", diz comunicado. Além disso, há outra ação interposta pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), pedindo a suspensão do leilão pelo mesmo motivo da decisão que resultou na concessão da liminar da quarta-feira.
 Segundo o juiz que suspendeu o leilão, há “perigo de dano irreparável” se comprovado que já há irregularidades na licitação, como alega o MPF. “Resta provado, de forma inequívoca, que o AHE Belo Monte explorará potencial de energia hidráulica em áreas ocupadas por indígenas que serão diretamente afetadas pela construção e desenvolvimento do projeto”, diz.
Além de suspender a licença prévia e cancelar o leilão, o juiz ordenou que o Ibama se abstenha de emitir nova licença, que a Aneel se abstenha de fazer novo edital e que sejam notificados o BNDES e as empresas Norberto Odebrecht, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Vale do Rio Doce, J Malucelli Seguradora, Fator Seguradora e a UBF Seguros.
A notificação, diz o juiz, é “para que tomem ciência de que, enquanto não for julgado o mérito da presente demanda, poderão responder por crime ambiental”. As empresas também ficam sujeitas à mesma multa arbitrada contra a Aneel e o Ibama em caso de descumprimento da decisão: R$ 1 milhão, a ser revertido para os povos indígenas afetados.

Ibama nega interferência
O diretor de licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Pedro Alberto Bignelli, disse hoje que a construção da usina no Rio Xingu (PA) não atinge diretamente as terras indígenas da região, ao contrário do que afirma a decisão judicial.

“Existem mapas e a anuência da Funai [Fundação Nacional do Índio] ao processo todo, e nenhum mapa do empreendedor nos estudos que foram feitos remetem a essa influência direta, que é justamente a base dessa lei na qual o juiz deu o parecer”, argumenta Bignelli.

O ex-presidente da Funai Mércio Gomes discorda. Gomes afirmou hoje que o projeto de construção da usina é mal feito e afetará "profundamente" cerca de mil indígenas das etnias Arara, Juruna e Xikrin, além de ribeirinhos.
O ex-presidente explicou que a instalação de uma barragem antes da Volta Grande do rio Xingu diminuirá o fluxo de água durante períodos de seca. Segundo Gomes, a diminuição da vazão do rio impedirá o tráfego fluvial, a proliferação de algas, reduzindo a reprodução de peixes utilizados como alimento ou para a venda, e ainda pode provocar o aumento de doenças causadas por insetos, como a malária, devido à formação de grandes poças d'água.
"Com a intervenção, não vai ter um fluxo de água permanente do tamanho da largura do rio, que em várias partes chega a um quilômetro. Então, se só tivermos um filete de água, cobrindo apenas 50 metros [da largura do rio], teremos 900 metros de terra encharcada para os mosquitos crescerem. Ou seja, vai mudar a ecologia de toda aquela região", destaca.
O antropólogo avalia que o projeto não foi negociado com os índios, que ainda não sabem exatamente quais serão os impactos da obra e como podem ser compensados. Para Gomes, a Funai se omitiu no processo de licença ambiental que autorizou a construção da usina e pode deixar os índios em maior situação de vulnerabilidade, principalmente com a chegada de operários para a obra.
A Funai defende que cumpriu seu papel ao realizar as audiências com as comunidades e emitir parecer sobre as populações indígenas. O documento compõe as licenças concedidas pelo Ibama, afirma o instituto.

Leilão polêmico

Belo Monte está planejada para ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, com 11,2 mil megawatts de potência instalada, com garantia física de 4.571 megawatts médios. O projeto enfrentou por décadas resistência de populações indígenas e de ambientalistas, que condenam o empreendimento. A expectativa é que a usina entre em operação em 2015 (1ª fase) e 2019 (2ª fase).

Nesta sexta-feira termina o prazo para inscrição e aporte de garantias para os interessados em participar do leilão de Belo Monte.
Fonte do Ministério das Minas e Energia que preferiu não se identificar afirmou à agência Reuters que dois consórcios confirmaram participação, mesmo com a desistência, na semana passada, do grupo da Camargo Corrêa e da Odebrecht.
O primeiro grupo confirmado é formado por Andrade Gutierrez, Neoenergia, Votorantim e Vale. O segundo grupo não confirma a sua configuração, mas as empresas Queiroz Galvão, Serveng, OAS e Alupar confirmaram interesse em participar do leilão, enquanto o Grupo Bertin diz que tem estudado opções de investimento na área de energia.
"Se não houverem dois participantes, o leilão deve ser adiado. Seria muito feio um leilão com uma participantes e com energia vendida pelo preço-teto", disse nesta quinta-feira o analista do setor elétrico Walter De Vito, da Tendências Consultoria.
De acordo com ele, o governo pode estar usando a liminar para ganhar tempo para formar o segundo consórcio. "Geralmente liminares caem rápido. Até a saída das duas construtoras na semana passada parecia que seria um leilão tradicional, mas o anúncio de saída colocou um ponto de interrogação no processo", afirma.
Desta forma, é possível que, diante de uma eventual indefinição em relação a um segundo concorrente, o leilão de Belo Monte seja adiado, na avaliação do analista.
A usina hidrelétrica de Belo Monte, que deverá ser a terceira maior do mundo, atrás da binacional Itaipu e da chinesa Três Gargantas, tem investimentos previstos de 19 bilhões de reais e o preço-teto por megawatt-hora é de 83 reais. Vence o leilão quem oferecer o maior deságio.
O empreendimento tem entrada de operação prevista para 2015 (1ª fase) e 2019 (2ª fase), e terá capacidade instalada de 11 mil megawatts, com garantia física de 4.571 megawatts médios.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/04/15/agu-entra-com-recurso-contra-liminar-que-suspendeu-leilao-e-licenca-de-belo-monte.jhtm

13 abril 2010

Arnaldo Jabor X Igreja Universal

Cientistas descobrem elo entre estresse, ansiedade e depressão

Uma conexão biológica entre estresse, ansiedade e depressão foi identificada pela primeira vez por um grupo de cientistas da Universidade de Ontario Ocidental, no Canadá. A descoberta foi publicada neste domingo (11) no site da revista Nature Neuroscience.
Ao identificar o mecanismo no cérebro responsável pela ligação, o grupo liderado por Stephen Ferguson conseguiu mostrar como o estresse e a ansiedade podem levar à depressão.
O estudo também resultou no desenvolvimento de um inibidor molecular que poderá, de acordo com os autores, levar a um novo caminho para o tratamento da ansiedade, da depressão e de outros distúrbios relacionados.
Em experimentos em camundongos, os pesquisadores identificaram o caminho da conexão e puderam testar o inibidor. “Os resultados do estudo indicam que poderemos ter uma nova geração de drogas e de alvos dessas drogas que possam ser usadas para identificar a depressão e tratá-la com mais eficiência do que os métodos atuais”, disse Ferguson.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/04/12/cientistas-descobrem-elo-entre-estresse-ansiedade-e-depressao.jhtm

Casa onde o papa nasceu amanhece pichada

BERLIM (Reuters) - A casa onde o papa Bento 16 nasceu, no sul da Alemanha, amanheceu na terça-feira pichada com uma frase agressiva, segundo a polícia.
As autoridades não revelaram qual foi a mensagem deixada com tinta azul na porta dianteira da casa, em Marktl am Inn, na católica Baviera, mas um porta-voz policial disse que o caso provavelmente tem relação com os escândalos de pedofilia que vêm abalando a Igreja Católica. A porta já foi repintada, segundo a polícia.
Uma pesquisa publicada na segunda-feira mostra que um quarto dos católicos alemães cogita abandonar a Igreja por causa de centenas de relatos de abusos sexuais cometidos por padres, alguns deles há várias décadas.
Na semana passada, clérigos da Alemanha usaram os sermões da Páscoa para orar pelas vítimas, num momento em que a opinião pública se volta definitivamente contra a Igreja.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/04/13/casa-onde-o-papa-nasceu-amanhece-pichada.jhtm

Justiça mostrou que não sucumbe a interesses de poderosos ao condenar Bida, diz promotor

Depois de 15 horas de julgamento, o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, conhecido como Bida, foi condenado por júri popular a 30 anos de prisão pela morte da missionária norte-americana Dorothy Stang, ocorrida no dia 12 de fevereiro de 2005. A religiosa foi executada com sete tiros em um assentamento em Anapu, no Pará.
Bida foi acusado de ser o mandante do crime e terá que cumprir a pena em regime fechado e sem direito de recorrer da sentença em liberdade. Logo após a decisão, Bida saiu direto do Fórum de Belém para a Penitenciária de Americano, na região metropolitana da capital paraense.
A missionária tinha 73 anos e trabalhava na região com pequenos agricultores que tinham conflitos com grandes fazendeiros. Para o promotor do caso, Edson Cardoso, a Justiça paraense “deu sinais de que não sucumbe aos interesses dos mais poderosos”.
Segundo ele, a estratégia da defesa de tentar adiar o julgamento acabou influenciando a decisão do júri, formado por seis mulheres e um homem. “Os advogados manobraram para adiar o julgamento e acho que o júri entendeu que quem manobra muito quer esconder a verdade. É como uma faca que se usa muito, acaba perdendo o fio e corta o dedo de quem a usa”, comparou o promotor, que considerou justa a decisão de condenar o mandante.
“Primeiro ele alegou que não havia julgado um habeas corpus, caso que foi parar no Supremo, e depois o advogado resolveu não comparecer ao julgamento. Outro advogado foi ao tribunal do júri e alegou que estava tomando conhecimento do caso naquele momento. O juiz percebeu a manobra e nomeou dois defensores públicos que fizeram a defesa de Bida com muita competência”, considerou o promotor.
Os defensores públicos Paulo Bona e Alex Noronha, nomeados pela Justiça para defender Bida, informaram que qualquer recurso contra a sentença terá de ser impetrado por advogado contratado pelo réu. "Nós já fizemos a nossa parte, que foi defendê-lo", disse Bona.
Cinco pessoas foram acusadas do assassinato da missionária: Rayfran Sales, o Fogoió, que teria feito os disparos; Amair Feijoli da Cunha, que intermediou a contratação do executor; Clodoaldo Batista, que acompanhou Rayfran no crime; e os dois fazendeiros apontados como mandantes: Bida e Regivaldo Pereira Galvão, conhecido como Taradão.
Bida já havia recebido uma pena de 30 anos de prisão em um primeiro julgamento, em 2007. No entanto, pela legislação vigente à época, teve direito a um novo julgamento em maio de 2008, quando foi inocentado.
Em 2009, a Justiça do Pará anulou a absolvição do fazendeiro e decretou nova prisão. No mesmo ano, ele conseguiu uma liminar para responder às acusações em liberdade. Essa decisão foi revogada em fevereiro deste ano e Bida voltou para a cadeia.
Para o promotor, o resultado do julgamento de ontem restabelece a decisão judicial de 2007. “O julgamento fez justiça ao restabelecer o primeiro resultado”, comemorou o promotor.
Feijoli e Clodoaldo Batista também estão na cadeia e cumprem pena de 18 e 17 anos de reclusão, respectivamente.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/04/13/justica-mostrou-que-nao-sucumbe-a-interesses-de-poderosos-ao-condenar-bida-diz-promotor.jhtm

Em vídeo, Bispo da Universal ensina a arrecadar durante a crise



Um vídeo entregue ao Ministério Público de São Paulo por um ex-voluntário da Igreja Universal revela a pregação combinada entre os bispos da cúpula da igreja para obter dízimos dos fiéis em meio à crise econômica de 2008.
As gravações são de duas reuniões feitas por videoconferência, conduzidas pelos líderes na sede, em São Paulo, e acompanhadas em tempo real nos Estados.
Segundo a reportagem de Rubens Valente publicada nesta terça-feira na Folha, as reuniões foram coordenadas pelo bispo Romualdo Panceiro, considerado o segundo nome mais importante na igreja e apontado pelo líder Edir Macedo como o seu sucessor.
Em um dos vídeos, Panceiro orienta outros bispos a recorrerem a trechos da Bíblia nos quais se narra que o personagem biblíco Isaac, para escapar de uma grande fome, recebeu orientação divina para semear no solo ruim, e por isso foi agraciado

Vídeos completos do pastor em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u718138.shtml

09 abril 2010

Steven Spielberg criará minissérie para a Discovery sobre futuro da Terra

O cineasta Steven Spielberg vai criar uma minissérie chamada "Future Earth", cujo assunto será a vida na Terra nos próximos 100 anos, informou hoje o Discovery Channel em comunicado.
A DreamWorks Television e a DreamWorks Animation também trabalharão no projeto, enquanto Spielberg estará à frente da produção, cuja estreia está prevista para o final de 2011.
"Temos orgulho de trazer os melhores contadores de histórias para o 'Discovery'. Spielberg e sua equipe estão no topo dessa lista", disse Clark Bunting, presidente e gerente-geral do canal.
A minissérie contará com a colaboração de futurólogos que explorarão a evolução de campos como saúde, medicina, tecnologia, meio ambiente, economia e comunicação.
"Estou entusiasmado em voltar a trabalhar com a DreamWorks Animation e com todos os artistas da melhor companhia de animação que existe no mundo hoje em dia. Temos uma oportunidade de oferecer novas experiências à audiência sobre como imaginamos o futuro da Terra", comentou Spielberg.
O Discovery Channel já teve grande sucesso com as minisséries "Planet Earth" e "Life", de temática similar.
"Esses trabalhos mostraram o mundo que nos cerca de uma forma como nunca vimos antes. Com 'Future Earth', nos comprometemos a fazer o mesmo com o mundo do futuro", disse Darryl Frank, codiretor da DreamWorks Television.
O próximo trabalho cinematográfico de Spielberg, "The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn", deve estrear apenas no final de 2011.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u718611.shtml

Diretor de "Avatar" lança em São Paulo campanha de plantio de árvores

O cineasta canadense James Cameron, diretor do 'blockbuster' "Avatar", começará em São Paulo sua campanha que tem como meta plantar um milhão de árvores no mundo, informaram nesta sexta-feira porta-vozes da organização da iniciativa.

A primeira árvore deste programa será plantada no domingo no Parque do Ibirapuera, zona sul da cidade, entre Cameron e o produtor do filme, Jon Laudau.

Cameron vem participando de eventos ambientais especialmente após o lançamento de seu último filme, "Avatar", que conta a história de nativos de uma floresta de um planeta imaginário que são ameaçados pela chegada de uma expedição de humanos que pretendem explorar sua riqueza.

No Brasil, o cineasta também participou, junto com o vice-presidente americano Al Gore, do Fórum Internacional de Sustentabilidade em Manaus, em 26 e 27 de março.

Ali, Cameron se reuniu com caciques de etnias indígenas e representantes de grupos ambientalistas para avaliar o discutido projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, na região de Altamira, e se comprometeu a interceder junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que revise a iniciativa.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2010/04/09/diretor-de-avatar-lanca-em-sao-paulo-campanha-de-plantio-de-arvores.jhtm

07 abril 2010

Lâmpadas LED's vs Incandescentes

Aprenda a identificar a procedência da madeira usada para construção ou reforma

 Graças ao desmatamento, o Brasil – principal exportador de madeira tropical do mundo - ocupa o quarto lugar entre os maiores emissores de gás carbônico no planeta. Entre outras razões, o desmatamento ocorre pela busca de troncos de árvores que possam ser usados em construções e móveis. Essa madeira, após ser transportada para distribuidores, é comprada por construtoras ou fabricantes de mobiliário. E você, ao adquirir algum desses produtos, indiretamente contribui para o desenvolvimento insustentável.
“É difícil buscar a fonte da madeira usada em móveis, por marceneiros e em construções”, afirma Natália Prado, do departamento de florestas da ONG Iniciativa Verde. Mas não é impossível. Existem algumas maneiras mais seguras de saber a procedência da madeira. A primeira é checar se ela possui o selo FSC (Forest Stewardship Council, em inglês). Caso contrário, pode-se solicitar para o comerciante o Documento de Origem Florestal (DOF) ou a Guia Florestal (GF) – uma espécie de RG da madeira.
Em último caso, o interessado pode perguntar se a madeira possui a Certificação do Manejo Florestal pelo Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor). “No entanto, o Cerflor segue normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), não considera alguns critérios ambientais”, adverte Adriana Imparato, da Fundação Getúlio Vargas, coordenadora da Rede Amigos da Amazônia - iniciativa de empresas e governos para eliminar o consumo de madeira ilegal. E, sempre, o comprador deve exigir a nota fiscal do produto – independente da madeira ser bruta ou um móvel pronto.
 
Certificação internacional
De acordo com Renato Morgado, engenheiro agrônomo do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), cerca de 3% a 5% da madeira proveniente da Amazônia possui FSC. O selo é uma certificação florestal com credibilidade internacional coordenado pela organização sem fins lucrativos Forest Stewardship Council, sediada na Alemanha. O Imaflora possui autorização para certificar com FSC. “A organização estabelece critérios para que a produção florestal possa receber esse selo”, conta Morgado. “A extração de madeira nativa deve respeitar as comunidades locais, os direitos trabalhistas e os critérios ambientais e econômicos”, completa.
Um exemplo de manejo sustentável é dividir a área de produção de madeira em 30 partes, explorando apenas uma por ano. Dessa área, o produtor pode retirar de três a quatro árvores por hectare – o que corresponde a dois campos de futebol - anualmente. Em 30 anos, aquela primeira área explorada já se recuperou. “Dessa maneira, o produtor consegue manter seu negócio perpétuo e financeiramente viável”, afirma o engenheiro. Ele lembra que, mesmo assim, toda exploração tem um impacto. “O FSC busca técnicas de menor impacto possível”, diz.
Onde encontrar produtos ou matéria-prima com o selo? Distribuidores de madeira, lojas e marceneiros podem adquirir e comercializar produtos com certificação em todo o Brasil. No entanto, o valor é ligeiramente, maior. “Uma madeira com certificação FSC custa entre 5% e 8% mais cara do que uma madeira ilegal”, conta Imparato.


RG da madeira
“Toda madeira deve ter uma espécie de RG que a acompanha”, explica Márcio Astrini, coordenador da Campanha Amazônia do Greenpeace. Trata-se do Documento de Origem Florestal (DOF), cujo nome pode variar entre os estados, como Guia Florestal (GF), mas ambos possuem a mesma base legal. O documento permite saber o histórico de venda da madeira e até de qual floresta a árvore foi cortada. “É um sistema bom, porém pode sofrer ataque de ilegais”, afirma Astrini.
Um exemplo: uma madeireira conseguiu aprovar um plano de manejo em uma região – incluindo a espécie e a quantidade de árvores que pode cortar. Ao fazer a nota fiscal e emitir o DOF de um corte, a árvore em questão será debitada da quantidade que a madeireira pode retirar da natureza automaticamente. “Para burlar o sistema, ilegais duplicam o DOF físico, que é um documento, ou retiram madeira de outro lugar e dizem que ela é proveniente da área aprovada”, explica Astrini. “De acordo com uma pesquisa que realizamos em 2007, grande parte da madeira exportada é o que chamamos de 'ilegal documentada'”, conta. Ou seja, a madeira possui documento, mas ele é falso.
“A madeira que tem o DOF possui um indicador de que está dentro da legalidade”, diz Imparato. Astrini conta que é difícil obter o DOF de um móvel, mas pode-se solicitar ao comerciante. “As lojas deveriam saber a procedência. Se for de desmatamento ilegal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pode aprender o material e até responsabilizar o estabelecimento por participação”, explica. Já o marceneiro, que compra a madeira, deve receber o DOF.


Outras opções
Renato Morgado e Adriana Imparato dão outra dica. Se você está na dúvida sobre a procedência da madeira, escolha móveis de MDF e outros materiais feitos de aglomerados de madeira. Ou opte por madeiras de pinus e eucalipto, geralmente plantadas na região Sul e Sudeste, para utilizar no acabamento da residência. “40% de toda a produção de madeira plantada no país é certificada pelo FSC”, explica Imparato.
Na construção civil, ainda existe o predomínio do uso de madeira nativa. “A maioria é da região amazônica. Essa madeira é entre 10% e 20% mais cara, mas mais resistente e dura. Por isso, não é usada para fabricar papel como o pinus e o eucalipto”, explica Astrini. A madeira nativa também é utilizada para acabamento e piso. Mas, de acordo com Morgado, está crescendo o uso de madeira de reflorestamento em tapume e outras finalidades. “Vale lembrar que a plantação de árvores é uma monocultura. Se não for feita corretamente, pode impactar o solo, a fauna, a água”, lembra Astrini. Daí a importância do selo.
Quem mora no estado de São Paulo, pode contar com uma vantagem única no Brasil. O estado colocou em prática o selo “Madeira Legal”. Os depósitos interessados podem solicitá-lo. “O selo, emitido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, garante que parte da madeira foi vistoriada e sua documentação verificada”, diz Imparato. Dessa maneira, o consumidor que adquire madeira desses depósitos tem a garantia de que ela é legal.
“Independente de qualquer coisa, em todas as compras que envolvem madeira deve-se exigir a nota fiscal. Ela torna o sistema da ilegalidade muito caro, pois os ilegais precisam falsificar esse documento”, explica Astrini. Além disso, quando a nota é exigida, os depósitos se veem mais obrigados ainda a dar baixa na madeira. “Se todos pedissem, ajudaria a cercar a ilegalidade. Criando uma pressão maior”, acredita.
“Nossa meta é acabar com o desmatamento. Porque é possível extrair madeira com manejo florestal adequado”, afirma Astrini. Adriana Imparato diz que a extração de madeira causa menos impacto ambiental do que a de ferro e de alumínio. “Se for extraída responsavelmente, ela continua sendo um recurso rico, renovável e resistente com menor custo ambiental”, assegura. O importante é saber que o consumo de madeira sempre reflete nas florestas. O impacto pode ser socialmente e ambientalmente negativo ou indutor de desenvolvimento econômico e de conservação. “Tudo depende das nossas escolhas”, finaliza Morgado.

Fonte: http://casaeimoveis.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/04/07/aprenda-a-identificar-a-procedencia-da-madeira-usada-para-construcao-ou-reforma.jhtm

Ministério Público quer anular licença e cancelar leilão de Belo Monte

O Ministério Público Federal em Altamira (PA) anunciou que vai ajuizar amanhã (8) mais uma ação civil pública contra a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA). A ação pede a suspensão da licença prévia concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o cancelamento do leilão da usina, marcado para o próximo dia 20.
O MPF argumenta que houve desrespeito à Constituição Federal e à legislação ambiental. Os procuradores apontam falhas na elaboração dos estudos de viabilidade ambiental da obra, principalmente em relação aos impactos sobre a qualidade da água e a manutenção da biodiversidade e das populações ribeirinhas que vivem na chamada Volta Grande do Xingu, um trecho de 100 km que será desviado para geração de energia.
“Nesse trecho moram pelo menos 12 mil famílias, inclusive índios da etnia Juruna. É a primeira vez que um empreendimento afeta diretamente terra indígena e não há oitiva direta do Congresso Nacional [segundo o MPF, necessária nesse caso]”, argumentou hoje (7) a subprocuradora-geral da República, Sandra Cureau, durante audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
Na ação, os procuradores também apontam incertezas sobre a viabilidade econômica do empreendimento. O MPF argumenta – com base em estudo que observou a vazão do Xingu por 35 anos – que a quantidade de água do rio não será suficiente para produzir a energia prevista pela Eletrobrás.
O MPF também alega que o leilão da usina, marcado para o dia 20 de abril, não pode ser realizado sem a licença de instalação, segunda etapa do licenciamento ambiental. De acordo com os procuradores, uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determina que o leilão só pode ser realizado após a concessão dessa licença.
Além de apresentar a ação à Justiça, o MPF irá notificar oito pessoas jurídicas potencialmente interessadas no empreendimento e que poderão ser consideradas corresponsáveis pelos danos provocados pelo empreendimento. Na lista, estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), as construtoras Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez e a Vale.
A briga judicial por Belo Monte já acumula pelo menos sete ações movidas pelo MPF. Em fevereiro, a Advocacia-Geral da União (AGU) chegou a ameaçar procuradores que ingressassem com novas ações contra a hidrelétrica. Na época, o MPF reagiu e disse que os procuradores não se intimidariam.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/04/07/ministerio-publico-quer-anular-licenca-e-cancelar-leilao-de-belo-monte.jhtm

Pesquisa revela que consumo de frutas e hortaliças aumentou no país, mas ainda é baixo

Pesquisa divulgada hoje (7) pelo Ministério da Saúde indica que os brasileiros estão consumindo mais frutas e hortaliças. Em 2009, 30,4% da população com mais de 18 anos optaram por esses alimentos cinco ou mais vezes por semana. Entretanto, apenas 18,9% consumiram as cinco porções diárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O levantamento alerta também para o aumento do consumo de alimentos com alto teor de gordura e de açúcar. Em 2009, 33% dos adultos comiam carnes com excesso de gordura. Refrigerantes e sucos artificiais, de acordo com a pesquisa, também tinham destaque na dieta dos brasileiros – 76% dos adultos beberam esses produtos pelo menos uma vez por semana e 27,9%, cinco vezes por semana ou mais.
O leite com alto teor de gordura chegou a ser consumido cinco vezes por semana por 58,4% dos brasileiros, um aumento de quase 2 pontos percentuais em três anos. Já o consumo do feijão apresentou queda: em 2009, esteve presente na mesa de 65,8% da população, contra 71,9% em 2006.
Para o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, os dados são preocupantes e mostram uma mudança no padrão alimentar do brasileiro. “Vivemos uma transição demográfica importantíssima e também uma transição alimentar bastante negativa”, disse. Ele destacou que o feijão é fonte de proteína e fibras e lembrou que consumir as versões diet e light dos refrigerantes nem sempre é a melhor saída, por causa do alto teor de sódio.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/04/07/pesquisa-revela-que-consumo-de-frutas-e-hortalicas-aumentou-no-pais-mas-ainda-e-baixo.jhtm

Confirmado: Woodstock acontece no Brasil em 2010

Você que gosta de festivais, está preparado? O lendário festival Woodstock vai ganhar uma nova edição em 2010, e desta vez será no Brasil!
O evento será na Fazenda Maeda, em Itu, cerca de 100 km de São Paulo, nos dias 7, 8 e 9 de outubro. O Virgula confirmou a realização do festival com os responsáveis pelo local, o grupo No Limits, que usam o local para produzir eventos seus como os festivais eletrônicos XXXperience e Tribe.
A iniciativa tomou forma e corpo através de uma colaboração entre os organizadores originais de Woodstock, do empresário Eduardo Fischer (do festival Maquinaria) e Perry Farrel (do Jane's Addiction e organizador do gigante Lollapalooza). Um evento que ficará marcado na história.

Entre as atrações cotadas para o festival estão Foo Fighters, Bob Dylan, Smashing Pumpkins, Rage Against The Machine, Pearl Jam e Limp Bizkit. Segundo informações da A2Media, as bandas Green Day e Linkin' Park já estariam quase confirmadas no evento.

Ainda não há informações de ingressos para os eventos, mas fique de olho no Virgula Música para maiores informações deste que promete ser um dos maiores festivais de música já realizados no Brasil.

Fonte: http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/musica/2010/04/07/245040-confirmado-woodstock-acontece-no-brasil-em-2010

05 abril 2010

Quem Irrita

Números do "BBB"

Duríssimo de engolir a numeralha megalômana divulgada pela Globo no último "Big Brother". Para ter alguma credibilidade a emissora deveria provar o que fala com auditoria independente. É muito chute, "site com um bilhão de acessos" (quantos "refresh" por minuto, minha gente?); ou "mais de 150 milhões de votos no último paredão"... Tá bom, então quer dizer que o país todo votou e/ou gastou dinheiro votando no programa idiota. Mais estúpido é acreditar em tamanha ‘chutança’ sem comprovação.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ooops/ultimas-noticias/2010/04/05/lucimara-parisi-volta-a-tv-com-ratinho.jhtm

Mais quatro Estados são declarados em situação de emergência ambiental

Portaria do Ministério do Meio Ambiente, publicada no Diário Oficial da União de hoje (5), inclui Minas Gerais, Piauí, Ceará e Goiás entre os Estados em situação de emergência ambiental. Antes, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins já estavam nessa situação.
A medida é adotada, quase sempre, por tempo indeterminado em épocas específicas do ano, por causa dos focos de incêndios florestais e queimadas, detectados por satélite. As ações são coordenadas pelo Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), que atribui ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autonomia para operar nos municípios.
A portaria também autoriza a contratação e formação de novos brigadistas para ajudar nas ações de combate e prevenção de incêndios - tarefa desempenhada pelo Ibama com o Instituto Chico Mendes e o Ministério do Meio Ambiente.
O trabalho começou nos Estados da Amazônia e posteriormente se expandiu para o Mato Grosso do Sul, a Bahia e o Maranhão.
O Ibama espera formar 1.800 brigadistas para as ações de fiscalização, prevenção e combate ao desmatamento, incêndios e queimadas.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/04/05/mais-quatro-estados-sao-declarados-em-situacao-de-emergencia-ambiental.jhtm

02 abril 2010

Designer propõe novo formato para garrafa de refrigerante

O designer Andrew Kim propôs um novo design para as garrafas de refrigerante de plástico. Em vez do comum formato redondo, o desenho é quadrado para otimizar o uso do espaço no transporte e armazenamento do produto. O projeto prevê até uma forma que uma garrafa encaixe na outra verticalmente, para racionalizar o espaço. Quando vazia, a embalagem pode ser comprimida como uma sanfona, o que diminui seu tamanho em 66%.



01 abril 2010

Corrupção - é tudo ou nada!‏

Caros amigos,

Chegou a hora: dia 7 de abril será a votação do Projeto de Lei Ficha Limpa. Nossos deputados têm uma escolha -- votar a favor da lei e remover criminosos da política, ou ficar do lado dos corruptos ao custo de toda a nação.

Não será uma vitória fácil, forças corruptas estão resistindo bravamente – somente uma mobilização massiva poderá vencê-los. Esta é a reta final para pressionar nossos deputados a votarem a favor da política limpa no Brasil -- assine a petição no link abaixo, ela será entregue diretamente ao Congresso:

http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/?vl

Se a Ficha Limpa passar, candidatos que cometeram crimes sérios como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e assassinato, serão removidos das eleições de outubro. Este pode ser um enorme passo para livrar o Brasil de uma classe política corrupta.

Através de muita pressão popular do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e da Avaaz, nós ajudamos a introduzir esta lei e aprová-la para votação. Porém se ela passar, vários partidos políticos irão ver seus candidatos desqualificados das eleições de outubro, portanto muitos vão tentar barrá-la no Congresso. Nós não podemos perder esta oportunidade histórica – vamos mobilizar milhares de brasileiros nesta reta final -- assine a petição abaixo:

http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/?vl

Em um movimento histórico, mais de 1.6 milhões de brasileiros já levantaram as suas vozes contra a corrupção na política. Nós não podemos perder agora -- cada nome conta – encaminhe este alerta para todos que você conhece!

Com esperança,

Alice, Graziela, Paula, Paul, Ricken, Pascal, Benjamin, Ben e toda a equipe Avaaz

Saiba mais sobre a Ficha Limpa:

Site do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral:
http://www.mcce.org.br/

Projeto Ficha Limpa deve ser votado pela Câmara dia 7 de abril:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/03/23/politica,i=181531/PROJETO+FICHA+LIMPA+DEVE+SER+VOTADO+PELA+CAMARA+DIA+7+DE+ABRIL.shtml

Movimento online renue 200 mil brasileiros em torno de campanhas como "Ficha Limpa":
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/03/09/movimento+online+reune+200+mil+brasileiros+em+torno+de+campanhas+como+ficha+limpa+9421354.html

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral consegue assinaturas necessárias para levar Projeto Ficha limpa ao Congresso:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/09/17/politica,i=142687/MOVIMENTO+DE+COMBATE+A+CORRUPCAO+ELEITORAL+CONSEGUE+ASSINATURAS+NECESSARIAS+PARA+LEVAR+PROJETO+FICHA+LIMPA+AO+CONGRESSO.shtml

Nestlé, dê um tempo para as florestas‏


Há uma semana, o Greenpeace tem deixado a Nestlé de cabelo em pé. Tudo começou com um vídeo-denúncia exigindo que a Nestlé pare de usar óleo de dendê de empresas que destroem as florestas tropicais da Indonésia - atingindo as comunidades locais e os oragotangos nativos. De lá para cá, graças às trapalhadas da empresa para encobrir os fatos, ciberativistas de todo o mundo deram um show de bola com inúmeros protestos on-line.

Dê só uma olhada:

* A Nestlé pediu para que o YouTube tirasse nosso vídeo da web, mas, como muita gente já tinha repostado, ele começou a pipocar em diversas contas ficou impossível eliminá-lo do ar. Até agora, mais de 600 mil pessoas já assistiram ao vídeo.

* Os usuários do Facebook visitaram a página da Nestlé para perguntar se a empresa iria parar de comprar de fornecedores que desmatam para plantar dendê e receberam respostas mal-educadas. Apesar da tentativa da Nestlé de abafar o caso, inúmeros sites e blogs deram a notícia.

* Mais de 100 mil pessoas em todo o mundo enviaram ao presidente da Nestlé na Suíça, Paul Bulcke, uma carta apontando os problemas e pedindo soluções.

As ações de cada um de vocês têm um grande impacto na decisão da Nestlé. Se você não participou, ainda dá tempo.

Envie um e-mail exigindo que a empresa pare de usar óleo de dendê produzido às custas da destruição das florestas. Depois não se esqueça de compartilhar nosso vídeo com seus amigos.

Obrigado pelo seu apoio,
Greenpeace

Saiba mais em: http://greenpeace.org.br/kitkat/
http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/noticias/nestle-financia-destrui-o-de

Amazon Place

Pense denovo (2)

Pense denovo

Campanha Publicitária WWF-Brasil 2007



Money, money, money, money...

Bento 16 condena injustiça do aborto, mas não menciona pedofilia

da Folha Online

O papa Bento 16 afirmou nesta quinta-feira, em celebração crismal, que os cristãos não devem aceitar injustiças, como "o assassinato de crianças inocentes que ainda não nasceram", mas não citou os casos de pedofilia que assolam a Igreja Católica da Europa e Estados Unidos.

Na solenidade, que integra as celebrações da Páscoa e na qual são abençoados os óleos santos, o pontífice defendeu que os direitos devem ser respeitados, já que são "o fundamento da paz".

"Também hoje é importante os cristãos não aceitarem uma injustiça que é elevada a direito, por exemplo, quando ocorre o assassinato de crianças inocentes que ainda não nasceram", exemplificou Bento 16, referindo-se à legalização do aborto.

A nova condenação do papa ao aborto coincide na Itália com a chegada aos hospitais do país dos primeiros lotes da pílula abortiva RU486, que teve a comercialização autorizada em dezembro após um longo debate no Parlamento.

O novo presidente da região de Piamonte, Roberto Cota, um político de direita eleito na segunda-feira, aumentou a polêmica ao afirmar que é a favor da defesa da vida e que a pílula deve ficar nos estoques, sem distribuição em sua região.

Durante a missa, celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o papa comentou que "a luta dos cristãos consistia, e consiste, não no uso da violência, mas no fato que eles estavam, e ainda estão, prontos a sofrer pelo bem, por Deus".

"Consiste no fato que os cristãos, como bons cidadãos, respeitam o direito e fazem o que é justo e bom. Consiste no fato que repudiam fazer o que nos ordenamentos jurídicos não é direito, mas injustiça", destacou.

Às 17h30 (12h30 no horário de Brasília), Bento 16 celebrará a Missa da Ceia do Senhor e dará início ao Tríduo Pascal, na Basílica de São João de Latrão.

Injustiças
O pontífice não fez nenhuma menção às recentes denúncias de abusos sexuais contra sacerdotes em dioceses e escolas católicas de diversos países, como Alemanha, país natal do pontífice, Irlanda, México, Itália, Estados Unidos, entre outros.

O escândalo sobre os acobertamentos de abusos sexuais de crianças por parte de padres foi revelado na Igreja Católica da Irlanda e atingiu o Vaticano com intensidade ainda maior que o escândalo semelhante que atingiu os Estados Unidos oito anos atrás.

Desta vez, o escândalo vem chegando perigosamente perto do próprio papa, na medida em que os grupos de vítimas disseram que querem saber como ele tratou desses casos antes de sua eleição a papa, em 2005.

Muitas alegações de acobertamentos de abusos sexuais envolvem Munique, na época em que o papa foi arcebispo da cidade, entre 1977 e 1981. Grupos de vítimas pedem ainda informações sobre as decisões tomadas pelo papa na época em que dirigiu o departamento doutrinal do Vaticano, entre 1981 e 2005.

Os casos de pedofilia atingiram ainda a Holanda, onde a Igreja Católica recebeu 1.100 denúncias de pessoas que afirmam ter sofrido abusos sexuais por parte de membros do clero entre os anos 50, 60 e 70.

Na Alemanha, as denúncias de pedofilia chegam a 120 e teriam ocorrido entre as décadas de 1970 e 1980 em escolas jesuítas locais. O caso envolveu até mesmo o sacerdote Georg Ratzinger, irmão do papa, que liderava os rapazes do coro da catedral de Regensburg. O sacerdote negou saber dos casos de abusos e foi inocentado pelo Vaticano.

Na semana passada, na Áustria, a imprensa local noticiou casos de abusos cometidos em dois institutos religiosos nas décadas de 1970 e 1980.

Na Espanha, o Vaticano disse saber de 14 casos de abuso sexual de crianças, que teriam ocorrido de janeiro de 2001 até março de 2010, na Igreja Católica da Espanha.

De acordo com a imprensa espanhola, entre as suspeitas há pelo menos dez sentenças já emitidas por tribunais civis e quatro processos abertos por abusos similares cometidos por religiosos antes de 2001. No total, são 25 sacerdotes e religiosos espanhóis implicados em pedofilia nos últimos 20 anos.

O jornal "The New York Times" informou em seu site que as maiores autoridades do Vaticano, incluído o então cardeal Joseph Ratzinger, que anos mais tarde se tornaria o papa Bento 16, encobriram um sacerdote americano acusado de abusar sexualmente de 200 crianças surdas.

O jornal teve acesso a documentos que procedem do processo judicial aberta contra o reverendo Lawrence Murphy, que trabalhou durante mais de 20 anos, entre 1950 e 1974, em uma escola para crianças surdas do Estado americano de Wisconsin.

O Vaticano reconheceu ainda os abusos cometidos por dois monsenhores e um padre do município de Arapiraca, a 130 quilômetros de Maceió (AL), depois de terem sido acusados de pedofilia por alunos de um coro e por seus familiares.

Com Ansa e France Presse

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u715085.shtml

Por que temos medo de monstros?

por Renato Corrêa e Juan Weik

A origem do medo de monstros
Nós tememos os monstros, de maneira geral, porque nossos medos são universais. Os medos mudam com as experiências, é verdade, mas existem aqueles que, segundo a demanda evolutiva, são passados na carga de informações de nosso DNA. Pesquisas realizadas em escolas de Chicago, por exemplo, mostram que os maiores medos das crianças são leões, tigres e cobras – perigos inexistentes naquela cidade.

Em seu livro "Como a Mente Funciona", o cientista cognitivo Steven Pinker descreve os medos que espontaneamente desenvolvem-se nas crianças de até cinco anos de idade: aranhas, escuridão, cobras, águas profundas. Como Pinker deixa claro, todos esses temores são objetos fóbicos clássicos. Temores que, quando não devidamente superados na infância, acompanham as pessoas em sua fase adulta na forma de fobias. Uma resposta biológica para a manifestação da cultura do monstro em todas as sociedades é que ela incorpora esses medos inatos – por isso o bestiário universal possui tantos exemplos de serpentes enormes que habitam as profundezas do mar ou de um lago (medo de cobras e águas profundas), de aracnídeos gigantes (medo de aranhas) ou de monstros que vivem em cavernas profundas ou que apenas atacam durante a noite (medo do escuro).

“A crença em monstros é realmente evolutiva e adaptativa. Nós temos medo de cobras e aranhas certamente não porque elas são grandes e podem nos atacar, mas porque geralmente são venenosas. Então esse medo nos leva a evitar esses bichos, o que provavelmente salvou vidas e se tornou impresso geneticamente”, concorda o antropólogo norte-americano David Gilmore, especialista no estudo dos monstros.

Mais do que o temor de ser envenenado, porém, o medo primitivo que subsiste mais intensamente em qualquer homem ou mulher, de qualquer idade e sociedade, é o de virar refeição de outro animal. Isso é facilmente compreensível quando se tem em mente que grandes feras devoradoras de carne dividiram o espaço com seres humanos durante a maior parte da história. Essas bestas fizeram parte da formação psicológica do Homo Sapiens e de sua identidade como espécie. Predadores como ursos, tigres, leões, tubarões e crocodilos eram tão importantes para nossos antepassados que estiveram inclusive presentes em sistemas espirituais.

Como escreveu o americano David Quammen em seu livro "O Monstro de Deus", “entre as formas mais primitivas de autoconsciência humana estava a consciência de ser carne”. Não é muito difícil perceber o reforço dessa percepção e ansiedade míticas em monstros como o gigante devorador de homens Grendel, do poema épico anglo-saxão Beowulf, ou nos predadores da série Alien. A mensagem por trás de histórias como essas é clara: existe algo muito pior do que simplesmente ser morto; é ser devorado.

Dessa forma, os monstros estão relacionados com sentimentos que refletem no íntimo de nossa espécie. Sensações e medos que foram fundamentais para a evolução humana. Em "The Others: How Animals Made Us Human" (“Os outros: como os animais nos fizeram humanos”, sem tradução para o português), o ecólogo e filósofo Paul Shepard escreveu sobre a possível metamorfose de predadores selvagens em monstros na psique humana: “Nosso medo noturno de monstros provavelmente tem suas origens nos princípios da evolução de nossos ancestrais primatas, cujas tribos foram desbastadas por horrores cujas sombras continuam a elicitar nossos gritos de macaco em teatros escuros”.

Reportagem completa: http://pessoas.hsw.uol.com.br/monstros.htm

Facebook diminui produtividade no trabalho, aponta pesquisa

Por Sharon Gaudin, Computerworld/EUA
Publicada em 31 de março de 2010 às 09h09

Estudo indica que 77% dos usuários da rede social usam a ferramenta enquanto estão no ambiente profissional.

Apenas alguns meses após um estudo informar que usuários do Facebook tendem a obter notas menores na escola, outra pesquisa revela que a rede social também pode prejudicar o desempenho no ambiente de trabalho.

Empresas que permitem aos usuários acessarem o Facebook no ambiente de trabalho perdem 1,5% do total da produtividade dos funcionários, segundo a análise da empresa de pesquisas em TI Nucleus Research. A análise foi feita com 237 empregados e também mostrou que 77% dos trabalhadores que têm uma conta no Facebook usam a ferramenta durante horário de trabalho.

Além disso, alguns empregados utilizam a rede social cerca de 2 horas por dia durante o trabalho, indica a pesquisa. A Nucleus Research não informou quantos pesquisados se encaixaram na categoria, mas ressaltou que um a cada 33 trabalhadores pesquisados usam o Facebook apenas no trabalho. Entre estes, 87% disseram não ter motivação de negócios para usar o site.

Leia mais na Computerworld .

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/03/31/facebook-diminui-produtividade-no-trabalho-aponta-pesquisa/

Truques de busca no Google

Dentre as dicas há conversão de moedas, operações matemáticas, previsão do tempo e sintaxe para buscas específicas.

http://tecnologia.uol.com.br/album/dicasbuscagoogle_album.jhtm?abrefoto=1#fotoNav=1

Pusemos em marcha a revolução da educação, diz Lula

Nathalia Passarinho e Rafael Targino
Do G1, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (1º) que seu governo “revolucionou” a educação no país, e citou projetos e medidas provisórias destinados à melhoria da educação aprovados nos últimos oito anos. “Pusemos em marcha revolução da educação brasileira. Vários são os números que mostram universalização da qualidade da educação”, disse.

O presidente defendeu o aperfeiçoamento dos profissionais de educação e a aplicação em todos os estados do piso salarial para professores do ensino público. “Educação só se desenvolve com profissionais bem preparados, o casamento entre educação de qualidade e qualificação dos professores tem que ser indissolúvel”, disse.

Para Lula, o pagamento de bons salários para os professores é importante para garantir a dedicação deles na sala de aula. “Não é possível depositar confiança na professora que vai cuidar dos nossos filhos sabendo que ela não vai levar para casa o suficiente para cuidar da sua família”.

O presidente fez referência aos governos passados dizendo que a profissão de professor foi marginalizada. “Os professores tiveram ao longo dos anos a profissão judiada, sucateada”, disse.

O presidente voltou a lembrar que ele e o vice, José Alencar, não possuem diploma universitário, o que, segundo ele, não impediu que o governo investisse em educação. “Fui o presidente que mais construiu universidade nesse país”, afirmou Lula.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu, durante a cerimônia, que seja definida uma meta para a remuneração de professores. “Nós temos que dizer qual será a remuneração mínima do trabalhador em educação daqui a dois, quatro, seis anos”, disse. Segundo o ministro, a ideia é que, no futuro, a carreira de professor “não perca” em questão de salário para outras.

Lula e Haddad discursaram durante a Conferência Nacional da Educação. O evento, que contou com a participação de secretários estaduais, ministros e parlamentares, tem como objetivo discutir projetos para o Plano Nacional de Educação (PNE).

Multa
O presidente leu o discurso e falou de improviso apenas no final. Lula disse que optou por se ater ao que havia escrito para evitar multas por propaganda eleitoral antecipada.

Neste mês o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o presidente em R$ 10 mil por ter supostamente feito campanha a favor da ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, durante a inauguração de uma obra do governo.

Dias antes, o ministro auxiliar do tribunal Joelson Dias determinou ao presidente o pagamento de R$ 5 mil também por propaganda antecipada. O plenário ainda deve decidir em definitivo sobre esta multa.

“Hoje eu vou ler o meu discurso. Hoje eu vou ler porque eu estou sendo multado todo dia e daqui a pouco eu vou ter que trabalhar o resto da vida para pagar multa, então eu vou me conter aqui e depois vou fazer um improviso rápido”, disse.

Democracia
Durante o discurso, o presidente defendeu a participação da sociedade civil nas ações de governo. Lula destacou que durante seu mandato foram realizadas 66 conferências. “É importante observar que desde 1941 o Brasil realizou 106 conferências. Em oito anos fizemos mais conferência do que todos os governos”, disse o presidente, que aproveitou para fazer críticas à oposição.

“Alguns dos nossos opositores acham que democracia é ato de silêncio, para nós a democracia é ato de múltiplas manifestações da sociedade brasileira”.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1554045-5601,00-PUSEMOS+EM+MARCHA+A+REVOLUCAO+DA+EDUCACAO+DIZ+LULA.html